Será o fim das baterias de estado sólido? CEO da Volvo Cars tem sérias dúvidas!

Volvo está cautelosa com baterias de estado sólido apesar do potencial para VEs.

A transição para veículos elétricos está remodelando a indústria automotiva global. Uma das maiores apostas para esta revolução energética é a tecnologia de baterias de estado sólido, que promete recargas mais rápidas e maior autonomia.

Contudo, nem todos no setor estão prontos para mergulhar de cabeça nesta inovação. Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, recentemente expressou uma perspectiva cautelosa, apesar de reconhecer o avanço expressivo dos motores elétricos.

CEO da Volvo está cauteloso

Em entrevista ao programa Squawk Box Europe da CNBC, Rowan elogiou os avanços substanciais nos motores elétricos, mas manteve uma postura mais reservada sobre as baterias de estado sólido.

Segundo ele, a comercialização desta tecnologia ainda está alguns anos distante, embora a Volvo esteja engajada em pesquisas e desenvolvimento na área.

Enquanto isso, o Departamento de Energia dos EUA destaca as baterias de estado sólido como alternativas mais seguras e com maior densidade de energia em comparação às baterias de íon de lítio utilizadas atualmente. As promessas são atraentes, mas os desafios relacionados ao custo e à produção em massa ainda são barreiras.

Imagem: Mikael Sjoberg | Bloomberg | Getty Images

A gigante automotiva japonesa Toyota, por outro lado, anunciou avanços significativos na durabilidade das baterias de estado sólido, com planos de iniciar a produção em massa visando a comercialização até 2027/28.

Volvo Cars tem ambições elétricas claras, almejando ser uma empresa totalmente elétrica até 2030. Rowan se mostrou otimista sobre o futuro elétrico da empresa ao apresentar os resultados do terceiro trimestre.

Entretanto, as ações da empresa experimentaram uma queda de 12%, refletindo as preocupações dos investidores sobre o cenário de mercado, especialmente com a Mercedes-Benz destacando a competição de preços agressiva no segmento de VEs.

Recentemente, a Volvo Cars e a desenvolvedora de baterias StoreDot avançaram para a fase de testes reais de uma tecnologia de bateria de carregamento extremamente rápido (XFC). Esta nova fase de testes pode indicar um caminho alternativo ou complementar à tecnologia de baterias de estado sólido, proporcionando soluções inovadoras para o carregamento rápido e eficiente de veículos elétricos.

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