Será que ela volta? Ford registra SUV de porte médio na Índia

Montadora que deixou o Brasil e a Índia registra um novo modelo no mercado indiano, onde não continua nem mesmo como importadora.

A Ford é uma montadora mundial que por décadas esteve presente nas listas de carros mais vendidos do Brasil, mas que em 2021 encerrou sua operação no país. O mesmo aconteceu poucos meses depois na Índia, onde a marca deixou de operar até mesmo como importadora.

Porém, esse cenário pode estar prestes a mudar. Patentes recentes mostram que a fabricante norte-americana prepara seu retorno ao mercado indiano e pode até lançar uma nova geração do EcoSport, SUV compacto de grande renome por aqui.

Os portais indianos chamam o veículo de sete lugares de minivan, com base na imagem da patente revelada. Para os brasileiros, as saias de rodas e as formas gerais do modelo remetem a um SUV de porte médio.
Com base no desenho do carro, ele parece ter entre 4,70 m e 4,80 m de comprimento, além de uma boa distância entre eixos e um design que acompanha o visual global da Ford.

Ford pode mesmo voltar à Índia?

Apesar das grandes expectativas, esse pode ser apenas o registro do produto que seria lançado em parceria com a Mahindra.
O retorno da montadora à Índia provoca muitos rumores, mas é preciso considerar que ele pode ocorrer apenas por meio de parcerias. Mesmo tendo se unido à Volkswagen para utilizar a plataforma MEB modificada, o grupo indiano Mahindra & Mahindra é grande o suficiente para abraçar novos parceiros.

Vale lembrar que a Ford e a Mahindra tinham planos de lançar três modelos novos para a primeira marca, inclusive um substituto para o EcoSport. Porém, a norte-americana voltou atrás no negócio e apagou as luzes antes de qualquer estreia.

Caso decida retornar ao país asiático, é de se esperar que a Ford aposte na eletrificação, motorização que tem sido bastante promovida pelo governo indiano. A montadora possivelmente terá uma operação enxuta, com importação apenas em segmentos em que consegue crescer e lucrar.

você pode gostar também