Será que o clássico esportivo vem aí? Toyota registra nome GR Celica no Brasil
Toyota anuncia o registro do novo GR Celica no Brasil, sinalizando a volta do icônico esportivo.
A marca japonesa Toyota oficializou o registro do nome GR Celica junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), revelando planos para o retorno de seu clássico esportivo. O registro foi realizado no dia 15 de janeiro de 2025 e publicado em 4 de fevereiro.
O anúncio sobre o GR Celica foi feito por Yuki Nakajima, vice-presidente da Toyota, durante um evento no dia 25 de novembro de 2024. Agora, a novidade alimenta as expectativas de que o modelo será parte da linha esportiva Gazoo Racing.
O retorno deste lendário modelo, conhecido por sua trajetória nos ralis, anima os entusiastas da marca e reforça o compromisso da montadora com veículos esportivos.
GR Celica: o que esperar?
O CEO da Toyota e responsável por reviver a linha esportiva da empresa, Akio Toyoda, é um entusiasta e piloto que impulsiona a participação da marca em corridas.
Toyota pode estar pronta para reviver o clássico GR Celica. (Foto: Reprodução)
Ele já confirmou que o novo GR Celica contará com o potente motor 2.0 turbo de 400 cv, desenvolvido em parceria com a Mazda e a Subaru para maior eficiência.
O modelo também promete tração integral com o sistema GR-Four, que já equipa o GR Corolla e o GR Yaris. Este sistema permite ajustar a distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro, utilizando diferenciais Torsen de deslizamento limitado.
Embora a preferência de Toyoda seja pelo câmbio manual, a possibilidade de uma caixa automática de 8 marchas não está descartada. Essa transmissão já é utilizada no GR Yaris e pode ser uma opção para o novo esportivo.
Histórico e influência do Celica
Lançado em 1970, o Toyota Celica conquistou fãs ao redor do mundo com sua tração traseira e design compacto. Em 1978, a versão Celica Supra surgiu com um motor de seis cilindros, dando origem a outro esportivo icônico da marca.
Anos depois, em 1985, o modelo ganhou tração integral na versão GT-Four. A história do Celica nos anos 90 foi marcada por sucesso e controvérsia, especialmente após seu banimento das competições de rali.
Já a sétima geração, lançada em 2003, destacou-se por ser um esportivo leve e eficiente. Com apenas 1.090 kg, ela vinha com motor 1.8 16v de 190 cv, quase uma versão do Honda Integra Type R.
Com o registro do GR Celica no Brasil, a Toyota indica que o modelo pode ser comercializado no país, assim como já acontece com o GR Corolla. A montadora também trabalha no retorno de outros clássicos, como o MR2, Supra e GR86, ampliando sua linha de esportivos.