Seu pneu furou na estrada? Respire fundo e siga nossas dicas

Seguindo instruções simples, você conseguirá resolver o problema do pneu furado antes que o desespero bata.

Perceber que o pneu furou na estrada é uma das piores sensações pelas quais um motorista pode passar, principalmente quando está sozinho. Essa é uma situação que exige calma, controle emocional e alguma habilidade para resolver tudo sem esquentar a cabeça.

Saber o que fazer nesse momento é importante para qualquer condutor, seja ele iniciante ou experiente. Afinal, nunca se sabe quando e como ele pode ocorrer.

Como saber se o pneu furou?

Existem alguns sinais que indicam que o pneu furou e mesmo os motoristas mais novos conseguem identificá-los. O primeiro deles é o aumento na trepidação do veículo, ou seja, o carro começa a dar uma sensação cada vez maior de ondulações ao longo do percurso.

Outro indício é a mudança na direção, que fica mais pesada e faz o veículo virar para o lado do componente com problemas. Isso pode deixar o volante mais duro e resistente aos comandos do condutor, aumentando a dificuldade para desviar de buracos e outros veículos.

Também vale citar a dificuldade para frear. Assim que os freios são acionados, o automóvel rapidamente se direciona para um dos lados, o que pode ser bem perigoso.

Como trocar um pneu furado na estrada?

Para resolver o problema de uma forma simples e segura, o primeiro passo é manter a calma e reduzir a velocidade do carro para 25 km/h. Em seguida, é preciso ligar o pisca-alerta para avisar outros motoristas sobre o problema e diminuir os riscos de acidente.

O próximo passo é dirigir até encontrar um acostamento, posto de gasolina, estacionamento ou outro local plano onde possa parar. Caso pare em um acostamento, sinalize o local corretamente com um triângulo conforme manda a lei de trânsito (1 metro para cada km da velocidade máxima da via).

A instrução seguinte é botar a mão na massa e trocar o pneu. Veja o passo a passo:

  1. Em um local com chão nivelado, puxe o freio de mão e engate a marcha do carro;
  2. Fixe a chave de roda na roda e gire para soltar os parafusos, mas não os remova;
  3. Posicione o macaco no local indicado e levante o carro;
  4. Remova os parafusos e a roda junto com o pneu furado;
  5. Posicione corretamente o pneu estepe, coloque novamente os parafusos e gire até ficarem bem firmes;
  6. Use o macaco para descer o carro e depois retire-o;
  7. Confira se os parafusos estão apertados e ajuste novamente se necessário.
você pode gostar também