O que são pneus Run-Flat? Vantagens e desvantagens

Em um pneu run-flat, a parede lateral é rígida e forte o suficiente para suportar o peso do veículo, mesmo se um vazamento causar uma perda completa da pressão do ar.

Embora os pneus run-flat já existam há algum tempo, seu nome pode ser um pouco enganador. Talvez seja mais preciso dizer “pneus de corrida sem pressão de ar”, embora isso também seja um pouco complicado.

Seja qual for o nome, a ideia é que eles podem ser conduzidos – pelo menos por uma curta distância – mesmo que percam toda a pressão do ar. Você ainda precisa consertar ou substituir os pneus, mas não precisa fazer isso imediatamente.

Normalmente, um pneu furado se parece com um pneu que está completamente vazio na parte inferior, fazendo com que pareça que o carro está rodando sobre a roda e não sobre o pneu. Isso porque a pressão do ar interno é o que normalmente suporta o peso do veículo e mantém o pneu redondo. Sem essa pressão de ar, a parede lateral do pneu desmorona e o pneu fica vazio.

Em um pneu run-flat, a parede lateral é rígida e forte o suficiente para suportar o peso do veículo, mesmo se um vazamento causar uma perda completa da pressão do ar.

Embora a parede lateral se comprima um pouco – como um pneu comum com pouco ar – não parece plana e, em uma direção moderada, a perda de pressão pode nem ser percebida pelo motorista. Assim, “run-flat” parece um tanto inapropriado.

Por que um pneu Run-Flat precisa de ar?

A maioria dos pneus run-flat só deve funcionar sem pressão de ar por uma distância e velocidade limitadas – frequentemente em torno de 70 km/h. Porque? Porque, sem pressão de ar para distribuir a carga pela banda de rodagem e ajudar a dissipar o calor que se acumula dentro do pneu, a tensão nas paredes laterais e a alta temperatura interna acabariam por fazer com que o pneu se degradasse e falhasse. Além disso, a dinâmica de direção em curvas rápidas e sobre lombadas maiores não é tão boa se o pneu não estiver com a pressão normal.

Mas se um pneu run-flat não parece ou sente muito diferente quando não tem pressão de ar, como você sabe que está “furado”?

Para ser equipado de fábrica com pneus run-flat, um carro também deve estar equipado com um sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Alguns desses sistemas podem detectar a pressão de ar real dentro de cada pneu, enquanto os mais simples só conseguem detectar que um pneu está girando a uma velocidade diferente dos outros – o que é o caso de um pneu que furou.

Quando a pressão dos pneus baixa é detectada, uma luz de aviso é exibida no painel de instrumentos na frente do motorista.

Vale a pena?

Embora os pneus run-flat certamente tenham suas vantagens, o cenário não é totalmente otimista. Em primeiro lugar, as paredes laterais rígidas de um pneu run-flat não flexionam tão facilmente sobre as lombadas, portanto, a qualidade do percurso – mesmo em direção normal quando estão devidamente inflados – costuma ser prejudicada.

Em segundo lugar, os pneus run-flats geralmente custam mais do que os pneus normais. E se sua capacidade de “run-flat” for usada – mesmo por menos de 50 km a não mais de 70 km/h – o pneu pode ter que ser substituído, pois essencialmente se sacrifica para evitar que você fique preso.

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