Sim, você está passando vergonha! 5 erros que fazem todo mundo reconhecer um péssimo motorista
Condutores utilizam supostas habilidades para provar que são bons de volante, mas acabam passando vergonha.
É comum que os anos atrás do volante melhorem as habilidades do motorista, mas às vezes o tempo só piora o que já era ruim. Existem alguns condutores mais experientes que insistem em adotar péssimas práticas porque acreditam que estão fazendo sucesso, quando, na verdade, estão passando vergonha.
Além de demonstrar a desenvoltura duvidosa do motorista, certos hábitos ainda desgastam as peças do veículo e podem aumentar o consumo de combustível. Outra consequência é colocar em risco a vida das pessoas que transitam ao redor do condutor medíocre.
Como sempre há tempo para aprender, selecionamos cinco atitudes que fazem o motorista passar vergonha enquanto acha que está demonstrando habilidade.
1. Frear bruscamente
Em vez de começar a frear antes da lombada, semáforo ou outro obstáculo, existem aqueles que preferem chegar bem pertinho e dar aquela freada brusca. A prática exige demais do conjunto de freio, prejudicando também a suspensão e os amortecedores.
2. Deixar o pé na embreagem
Descansar o pé no pedal da embreagem para pisar mais rápido na próxima troca só traz prejuízos. Essa verdadeira roubada aumenta a pressão sobre o item, gerando risco de superaquecimento do conjunto, o que leva à redução de sua vida útil.
Para descobrir se tem esse costume, é só reparar se o pedal está ficando mais pesado e desgastado bem antes da hora de fazer a troca.
3. Passar de lado na lombada
Para não raspar o carro embaixo, existem aqueles que tentam passar com ele de lado. Embora isso realmente evite que o automóvel toque o chão, pode provocar danos, pois impede a distribuição correta do peso e das forças sobre a suspensão.
Essas torções na estrutura danificam os amortecedores, os braços e o próprio monobloco do automóvel, já que ele não foi projetado para passar na diagonal.
4. Colocar o carro na ‘banguela’
Essa suposta estratégia é comum entre aqueles que querem economizar combustível. No entanto, veículos que utilizam injeção eletrônica não consomem menos ao colocar o câmbio em neutro na descida, uma vez que o sistema continua injetando combustível mesmo com o câmbio desengatado.
Para economizar de verdade, a dica é selecionar uma marcha mais alta, sem acionar o acelerador, para deixar o veículo andar mais solto na descida. Essa estratégia faz com que o sistema envie somente o combustível necessário para manter o motor em funcionamento.
5. Segurar na embreagem
Manter o carro parado em um aclive usando apenas a embreagem e o acelerador exige bastante habilidade, mas além de ser inútil, estraga o automóvel. Quem faz isso acredita que vai conseguir arrancar com mais rapidez, mas, em troca, acaba reduzindo a vida útil do conjunto de embreagem.
A maneira certa de “segurar” o veículo na subida é usar o freio. Também é importante lembrar que muitos modelos possuem assistente de partida em rampa, recurso que mantém os freios acionados por alguns instantes quando o motorista tira o pé do pedal.