Só para os tranquilos: conheça os 10 SUVs mais ‘lerdos’ do mercado
Utilitários-esportivos entregam beleza e robustez, mas algumas vezes a velocidade não acompanha o restante.
A categoria de SUVs continua conquistando o coração dos brasileiros, que na maioria das vezes estão em busca de versatilidade, espaço interno e robustez. Porém, para ter todas essas características em um carro, é comum que o motorista tenha que abrir mão da velocidade.
Pouca gente pensa no tempo que o veículo leva para chegar de 0 a 100 km/h quando vai escolher um utilitário-esportivo, mas não dá para ignorar os números na hora de avaliar a performance. Por isso, selecionamos uma lista com os 10 SUVs mais lentos à venda no mercado nacional.
Os 10 SUVs mais lerdos do Brasil
10. Fiat Pulse Drive CVT, Renault Duster MT e Jeep Compass Diesel
Todos os modelos citados fazem o percurso em 11,4 segundos. Ao contrário de alguns integrantes da categoria, o Pulse com câmbio automático é mais veloz que a versão manual, já que o CVT da Stellantis é bem calibrado.
9. Jeep Commander diesel
São necessários 11,6 segundos para acelerar o modelo, seja pelo tamanho gigantesco ou pelo motor que parece inadequado. O Jeep Commander a diesel leva um 2.0 de quatro cilindros turbo a diesel de 170 cv e 38,7 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
8. Fiat Pulse Drive 1.3 MT e CAOA Chery Tiggo 7 Sport
Os dois empatam na oitava posição com 11,7 segundos. O Pulse Drive, SUV mais barato do Brasil, é equipado com motor 1.3 quatro cilindros aspirado de 98 cv e 13,7 kgfm e câmbio manual. Já o Tiggo 7 Sport combina um propulsor 1.5 quatro cilindros turbo flex de 150 cv e 21,4 kgfm com câmbio CVT.
7. Honda HR-V 1.5, Nissan Kicks e Toyota SW4
Mais um empate: o sétimo lugar é ocupado por três japoneses que atingem a velocidade mencionada em 11,8 segundos. Os dois primeiros são equipados com motores de quatro cilindros flex aspirados, enquanto o terceiro conta com um motor turbo diesel e tem espaço para 7 passageiros.
6. Hyundai Creta Action e Citroën C4 Cactus 1.6
Para acelerar de 0 a 100 km/h, o japonês e o francês levam 12 segundos exatos. Um pouco menos lerdos do que alguns concorrentes, ambos utilizam motor 1.6 de quatro cilindros aspirado, mas no primeiro são 130 cv e 16,5 kgfm, enquanto no segundo são 120 cv e 15,7 kgfm.
5. Mitsubishi Pajero Sport
Um pouco mais lento ainda é o Pajero Sport, SUV grande que gasta 12,3 segundos para atingir os 100 km/h. O motor é um 2.4 quatro cilindros turbo diesel que entrega até 190 cv e 43,9 kgfm, o que lhe confere o título de modelo a diesel mais lento da lista.
4. Renault Duster 1.6 CVT
Aqui temos mais uma dobradinha do mesmo modelo, desta vez na versão automática. Enquanto o Duster manual alcança de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, o automático com transmissão CVT leva 12,4 segundos. O motor é o mesmo, um 1.6 de quatro cilindros aspirado.
3. Toyota Corolla Cross Hybrid
Com 13 segundos, é possível levar o híbrido SUV do Corolla à marca dos 100 km/h. Como o foco da Toyota nunca foi potência, o carro possui um motor 1.8 flex de quatro cilindros que gera apenas 122 cv e um câmbio CVT, conjunto que visa à economia de combustível.
2. Suzuki Jimny Sierra MT
A vice-liderança da lista da lerdeza é da versão MT do Jimny Sierra, com 13,5 segundos. O carro é equipado com um câmbio manual de cinco marchas que ajuda o modelo a ir de 0 a 100 km/h meio segundo mais rápido do que a configuração que ganhou o pódio.
1. Suzuki Jimny Sierra AT
No pódio dos SUVs mais lentos do Brasil está o Suzuki Jimny Sierra, que leva 14 segundos para chegar aos 100 km/h. O modelo vem com motor 1.5 de quatro cilindros aspirado que gera 108 cv e 14,1 kgfm de torque, mas o câmbio automático de quatro marchas não contribui para o desempenho.