Station wagon: 3 carros famosos que tiveram versão perua em outros mercados

Segmento que marcou a indústria nacional e foi sucesso na década de 1980 não tem mais representantes atualmente.

Nos anos 80, existiu um segmento de carros que fez muito sucesso e conquistou o público brasileiro: as peruas. Também conhecidos como station wagon, esses veículos são nada mais do que carros de passeio de grandes proporções robustas, muitas vezes maiores que um três-volumes, com habitáculo que se estende até o porta-malas.

A categoria perdeu lugar para as minivans com o passar do tempo, até ser enterrada de vez pelos SUVs. Hoje, elas estão praticamente extintas do Brasil e resistem apenas por meio de poucas representantes no segmento de luxo, que custam preços altíssimos.

Mas nem sempre foi assim. Em um passado não tão distante, peruas baseadas em hatches e sedãs famosos fizeram um sucesso estrondoso e ganharam renome no mercado nacional.

3 peruas derivadas de carros famosos

Nos tempos em que as peruas eram objeto de desejo, alguns carros tiveram versões nessa carroceria que nunca foram vendidas no Brasil. Será que você conhece alguma delas? Confira!

1. Chevrolet Cruze

Foto: Divulgação/Chevrolet

Foto: Divulgação/Chevrolet

O modelo teve sua primeira geração desenvolvida na Coreia do Sul, apesar de ser um queridinho nos Estados Unidos. Quando chegou à Europa, logo ganhou uma versão perua que, aliás, tinha um visual bem agradável.

A Cruze SW tem um porta-malas com capacidade para acomodar 500 litros de bagagem, mas o volume pode chegar a 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.

2. Volkswagen Polo

Foto: Divulgação/Volkswagen

Foto: Divulgação/Volkswagen

A Polo Variant espanhola, conhecida por aqui como Seat Cordoba Vario, foi uma perua compacta que não agradou tanto ao público europeu justamente por conta dessa característica. Ela era baseada na terceira (e mais feia) geração do carro, o sedã Polo Classic por aqui.

O modelo cinco portas tinha capacidade de carga de 390 litros, que aumentava para 1.250 litros com o banco traseiro rebatido.

3. Honda Fit

Foto: Divulgação/Honda

Foto: Divulgação/Honda

A primeira geração da Honda Shuttle foi vendida entre 1983 e 1996, inspirada no Civic; depois, transformou-se em minivan e retornou em 2011 como Fit Shuttle. O nome tornou-se sinônimo de perua do Fit, uma versão mais alongada do modelo que serviu como base.

Em 2015, dois anos após a estreia da terceira geração do Fit, a perua mudou e recuperou o nome de Honda Shuttle, além de ganhar uma dianteira exclusiva para tentar se desvincular do modelo anterior.

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