Surpresa! Fiat e Dacia surpreendem no ranking de vendas do 1º semestre na Europa

Volkswagen continua liderando as vendas no mercado europeu, mas Toyota se aproxima da liderança.

O ranking de vendas de carros na Europa é bastante diferente do brasileiro, principalmente porque lá temos a presença de outros modelos e montadoras que não existem aqui. Uma coisa que surpreende é a posição de marcas que no Brasil são líderes de vendas, mas no Velho Continente não estão entre as mais emplacadas.

A Fiat, montadora mais vendida no Brasil no primeiro semestre de 2024, ocupa a distante 16ª posição na lista europeia. Em julho, a montadora italiana acumulou alta mensal de 32,4% nas vendas no mercado brasileiro, além de avançar 7,9% na comparação com o mesmo mês de 2023.

Do outro lado do oceano, ela terminou o semestre com queda de 3% e cerca de 190 mil unidades emplacadas. Esses dados da consultoria Jato Dynamics, especializada em estudos automotivos, destacam como os dois mercados apresentam tendências diferentes, sobretudo quando o assunto são as marcas favoritas dos compradores.

Entre janeiro e junho, a fabricante mais vendida da Europa foi a Volkswagen, com 706 mil emplacamentos, seguida da Toyota, com mais de 482 mil carros vendidos. Aliás, a japonesa cresceu 16% no período, enquanto a alemã avançou 2%.

Fechando o pódio, a BMW aparece com 397 mil exemplares negociados e alta de 13%. Isso coloca uma marca de luxo entre as três mais vendidas, ilustrando bem o maior poder aquisitivo do consumidor europeu. Veja o top 10:

  1. Volkswagen: 2%
  2. Toyota: 16%
  3. BMW: 13%
  4. Skoda: 11%
  5. Renault: 4%
  6. Mercedes: 1%
  7. Audi: -8%
  8. Peugeot: -3%
  9. Dacia: 3%
  10. Hyundai: 4%

Dacia também surpreende

Foto: Kittyfly/Shutterstock

Além da performance negativa da Fiat, temos o destaque positivo da Dacia, subsidiária romena da Renault, que conseguiu tirar o Volkswagen Golf do topo do ranking. Quem ganhou seu lugar foi o Sandero, vendido por aqui como um carro da marca francesa.

Contabilizando apenas os modelos a combustão, o Dacia Sandero superou os quatro carros que tradicionalmente ficam nas primeiras posições e somou 143.596 unidades vendidas nos primeiros seis meses do ano.

O VW Golf totalizou 126.993 vendas e ficou na segunda colocação do ranking dos mais vendidos. As posições seguintes são ocupadas pelo Renault Clio (114.623 unidades), pelo VW T-Roc (11.381) e pelo Peugeot 208 (107.097).

você pode gostar também