SUV da Ranger: o que se sabe sobre a estreia do Ford Everest no Brasil?

Derivado da picape feita na Argentina, o modelo foi flagrado rodando pelas ruas brasileiras. Saiba o que esperar.

O lançamento do Ford Everest no Brasil está se tornando uma possibilidade cada vez mais concreta, apesar de as especulações datarem de 2022, quando a marca anunciou uma nova geração do modelo. Desde então, o SUV médio compartilha a plataforma com a picape Ranger.

Sucesso no mercado asiático, ele ganhou uma repaginada antes da investida global. Em março, internautas flagraram uma unidade da versão Titanium rodando pelas ruas do país com placa verde, mas sem qualquer camuflagem. O caso ocorreu na Bahia, onde a Ford mantinha um centro de desenvolvimento em Camaçari.

A equipe de engenharia brasileira auxilia no desenvolvimento dos carros globais da marca e também na nacionalização de futuros lançamentos. Apesar de todos esses indícios, será que o Ford Everest virá mesmo ao Brasil, importado da Argentina?Por enquanto, tudo não passa de especulação.

Ao portal Motor1, um dos executivos de alto escalão da montadora afirmou que o foco atualmente é consolidar a Ranger. Segundo Antonio Baltar, diretor de vendas da Ford América do Sul, o trabalho tem dado os primeiros resultados, mas é um processo de médio a longo prazo. Em outras palavras, o eventual lançamento do Everest terá que aguardar até que a Ranger emplaque melhor no nosso mercado.

Se vier ao país, o SUV terá como competidores nomes como Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport, bastante consolidados na categoria. Mas, por enquanto, a novidade não passa de um plano de médio prazo.

Ford Everest

O SUV baseado na Ranger segue a mesma fórmula do Toyota SW4 e do Chevrolet Trailblazer, que compartilham plataformas, motores e carrocerias com as picapes da marca. As semelhanças só não existem na traseira, já que o Everest é um utilitário esportivo e leva lanternas horizontais.

São duas opções sob o capô: um motor 2.0 biturbo diesel de 210 cv e outro 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv. A versão Titanium flagrada nas ruas brasileiras é vendida na Tailândia com a primeira opção de motorização, tem sete lugares e incorpora itens como central multimídia de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

A transmissão de ambas as configurações é automática de 10 marchas. Já a tração é 4×2 ou 4×4 nas variantes de entrada e 4×4 nas de topo. O Everest tem capacidade de reboque de 3.500 kg em todas as versões.

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