SUV do Golf será um marco para o setor automotivo do Brasil – mas por quê?
Novo T-Roc da Volkswagen introduz motor híbrido que influenciará modelos nacionais futuros.
O Volkswagen T-Roc, conhecido como o SUV do Golf, está prestes a passar por uma transformação significativa. Imagens de patente vazaram, antecipando a chegada da nova geração do utilitário esportivo europeu, prevista para ocorrer ainda em 2025.
Embora não seja comercializado diretamente no Brasil, o T-Roc desempenhará um papel crucial no mercado automotivo nacional.
O destaque principal do novo T-Roc é a introdução de uma inovadora motorização híbrida. Este sistema será a base para os futuros modelos híbridos nacionais, como o T-Cross e o Nivus.
A expectativa é que o SUV chegue às lojas de diversos países no primeiro semestre de 2026, impulsionando o desenvolvimento tecnológico automotivo no Brasil.
Motorização híbrida para o VW T-Roc
O T-Roc G2 trará tanto as versões híbridas leves, com 48 volts, quanto opções híbridas plenas, equipadas com motores elétricos e baterias de alta tensão. Esta abordagem é semelhante à dos modelos Toyota Corolla e Corolla Cross.
A plataforma MQB Evo, compartilhada com o Tiguan e o Golf GTI, servirá como base para esta nova geração.
Impacto no mercado brasileiro
No Brasil, a Volkswagen planeja lançar o T-Cross como o primeiro híbrido flex nacional em 2027, seguido pelo Nivus em 2028. Ambos os modelos utilizarão a motorização eletrificada estreada pelo T-Roc, composta por um motor 1.5 TSI Evo2. Essa tecnologia trará significativos avanços ao mercado nacional.
Base tecnológica e atualizações
Embora a arquitetura dos novos T-Cross e Nivus difira do T-Roc europeu, eles adotarão a base do T-Roc de primeira geração, a MQB 37. Atualizações eletroeletrônicas serão implementadas para integrar novos recursos de tecnologia e segurança, além da motorização híbrida de alta tensão.
Não está confirmado se o novo T-Roc incluirá versões híbridas plug-in. No entanto, os modelos nacionais T-Cross e Nivus provavelmente não oferecerão essa opção.
A produção em São Bernardo do Campo (SP) deve incluir versões híbridas leves de 48V, com motores turbo de 1.0 e 1.5 litros.
O lançamento da VW representa mais do que uma atualização de modelo, sendo um passo importante na estratégia da marca para fortalecer sua presença no segmento de veículos híbridos. O T-Roc pavimentará o caminho para avanços tecnológicos significativos no mercado brasileiro, estabelecendo novos padrões.