T-Cross, Renegade, Kicks… Confira as últimas do mercado de SUVs

Saiba o que está acontecendo de mais importante no segmento de veículos utilitários esportivos no mercado brasileiro.

O segmento de SUVs está agitado no Brasil, seja do ponto de vista das vendas ou da boataria envolvendo a aposentadoria de um dos modelos mais queridos pelos compradores. Fato é que, antes de tomar uma decisão e fechar a compra, é sempre bom saber o que acontece no mercado.

No caso do Jeep Renegade, a Stellantis não nega nem confirma o fim das vendas do modelo no país, especialmente porque ele ultrapassou o irmão Compass em volume de vendas, chegando a quase 19 mil unidades emplacadas em maio. Mesmo assim, analistas e especialistas dizem que a aposentadoria está próxima.

Lá no topo da lista de SUVs mais vendidos, o Volkswagen T-Cross soma mais de 25,6 mil registros. O número é interessante, principalmente porque a versão renovada do líder de vendas só chegará ao mercado no dia 13 de junho.

Outro carro que vale a pena mencionar é o Hyundai Creta, rival direto do T-Cross que ultrapassou os 23,7 mil emplacamentos no último mês. O modelo é o mais vendido no varejo no acumulado do ano, levando em conta todas as categorias, o que mostra a boa aceitação do público. Vale citar o desconto de até R$ 13.500 oferecido pela marca em junho.

Descendo um pouco no ranking, o Nissan Kicks aparece com 23,5 mil unidades vendidas nos primeiros cinco meses do ano. Apesar da falta de um motor turbo, ele tem gerado bons resultados para a montadora, que manterá o modelo antigo em linha mesmo após o lançamento da nova geração.

O Chevrolet Tracker também entra no grupo dos SUVs com mais de 20 mil vendas (22,9 mil registros), assim como o Volkswagen Nivus (20,5 mil). O primeiro é um bom representante da categoria, mas teve a produção paralisada devido à tragédia no Rio Grande do Sul.

Abaixo do top 5

Os veículos citados acima são os cinco mais vendidos da categoria até agora, grupo seleto do qual o Jeep não faz parte. Os carros da marca ocupam apenas o sexto e o sétimo lugar com a dupla Renegade e Compass. O primeiro está nos holofotes com a promoção da montadora em junho, mas o Compass amarga a derrota nas vendas mensais para o Toyota Corolla Cross.

Ainda falando de modelos que perderam vendas em maio, a Caoa Chery não tem conseguido entregar as encomendas do Tiggo 7. A fila de espera pode chegar a seis meses, por isso o Tiggo 5X ganhou espaço e alcançou a 12ª posição entre os SUVs mais vendidos.

Voltando aos SUVs compactos, o Fiat Fastback ultrapassou as vendas do Pulse, resultado atrelado principalmente ao novo design e ao porta-malas com maior capacidade. O Honda HR-V fecha o top 10, mas sem o mesmo impacto da geração anterior.

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os 40 SUVs mais vendidos do Brasil totalizam 326 mil unidades emplacadas no acumulado do ano.

você pode gostar também