Tanque infinito? Descubra dez táticas para ultrapassar os limites e alcançar 20 km/l ou além
Veja como aproveitar ao máximo o motor do seu carro para rodar mais, com menos combustível.
Com o avanço da tecnologia, o mercado brasileiro tem, cada vez mais, carros com baixo consumo de combustível. Muitos deles, devido ao uso de propulsão híbrida. Prova disso, é que o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro aponta que existem vários veículos com média superior a 15 km/l.
Modelos como, por exemplo, o Chevrolet Onix Plux se aproximam dos 20 quilômetros com um único litro de combustível. O carro em questão é capaz de percorrer 17,5 km/l usando gasolina e rodando no ciclo rodoviário.
Contudo, não se pode esquecer que o consumo pode variar a partir de fatores, como a qualidade do combustível, o estilo da condução, assim como as condições da via. No entanto, vale ressaltar que a maioria das variáveis pode ser controlada pelo condutor. Por isso, separamos dez passos para atingir a marca dos 20 km com um único litro.
1- Calibre os pneus
Não se esqueça de verificar a pressão recomendada para os pneus no manual do proprietário e mantenha a calibragem em dia. Isso porque, pneus abaixo da pressão ideal aumentam a superfície de contato com o solo, gastando mais combustível para manter o carro em velocidade constante.
Por outro lado, pneus muito cheios reduzem a vida útil dos componentes de suspensão. O ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias.
2- Dirija com cautela e antecipe manobras
O estilo de condução pode reduzir em até 10% o consumo de combustível. A informação é da Renault. Portanto, antecipar frenagens e trocar de marcha na rotação correta trazem mais autonomia, além de poupar os freios e diminuir a emissão de poluentes.
O ideal é acelerar e frear de forma gradual e utilizar o freio-motor nas reduções de velocidade.
3- Alinhamento de rodas
Rodas desalinhadas também contribuem para o desgaste prematuro dos pneus, elevando o consumo de combustível. Por isso, a recomendação é fazer a checagem de alinhamento a cada dez mil quilômetros rodados, ou antes, caso o carro esteja “puxando” para um lado.
4- Óleo e filtro
Efetuar as revisões e trocas de óleo e filtro dentro dos prazos previstos reduz em pelo menos 10% o consumo de combustível. Se o seu carro já tiver uma quilometragem alta, o ideal é verificar o nível do óleo uma vez por semana, além de substituir o lubrificante no prazo ou quilometragem indicada no manual do proprietário.
5- Não deixa o motor ferver e cheque a válvula do radiador
Verificar o sistema de arrefecimento do motor é fundamental, uma vez que rodar acima da temperatura ideal aumenta o consumo de combustível. Sempre que necessário, complete o reservatório com água destilada ou desmineralizada em combinação com aditivo.
6- Confira estado de cabos, velas e filtro de ar
Velas e cabos em más condições aumentam o consumo de combustível. Esses componentes são essenciais para promover a queima ideal do combustível e eles vão perdendo a eficiência com o passar do tempo. Atente-se, portanto, aos prazos de troca presentes no manual do proprietário. Além disso, confira as condições do filtro de ar do motor. Se houver saturação, há prejuízo na combustão e, assim, o carro passa a “beber” mais.
7- Catalisador e escapamento
Caso danificado, o catalisador eleva o consumo e as emissões de gás carbônico e nitrogênio. Da mesma forma, se houver desprendimento de componentes internos do catalisador e do sistema de escape e obstruir a saída de gases, pode ocorrer o aumento da temperatura do motor, elevando o consumo.
8- Combustível adulterado
O uso de combustível adulterado é uma das causas mais comuns do aumento no consumo. Isso porque, produtos que aumentam o volume do produto na bomba, como, por exemplo, solvente, fazem o veículo perder o rendimento, comprometendo componentes internos. Como consequência, o sistema de injeção coloca mais combustível no motor, aumentando o consumo.
9- Não carregue peso sem necessidade
Mantenha o porta-malas e a cabine vazias. Carregar coisas sem necessidade aumenta o peso do carro, exigindo mais do motor e, portanto, aumentando o consumo.
10- Ar-condicionado
Sabia que o ar-condicionado pode aumentar em 20% o consumo de combustível? Para minimizar o impacto, utilize o equipamento da maneira correta. Para isso, nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos, por exemplo. Além disso, se o clima não estiver muito quente, evite colocar o resfriamento no máximo.