Táxi voador poderá ser usado na França durante as Olimpíadas de Paris

Governo francês aprovou o projeto dos testes, mas a prefeitura da capital francesa ainda pode contestar a decisão.

O Ministério de Transportes da França autorizou o uso de táxis voadores durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. O consentimento foi publicado no Diário Oficial do país e não agradou ao governo da capital, que possivelmente contestará a decisão.

Também foi aprovada a construção de uma pista de voo flutuante no curso do Rio Sena, uma plataforma flutuante desenvolvida por meio de uma parceria entre o grupo Aéroports de Paris e a fabricante de aeronaves alemã Volocopter.

Os testes com os táxis voadores serão realizados até o dia 31 de dezembro, das 8h às 17h (horário da capital francesa), mas terão certas limitações por se tratar de uma operação experimental. A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) ainda não informou a data exata de início dos voos, que serão gratuitos.

Apesar da falta de previsão, as empresas responsáveis pelo projeto esperam realizar cerca de 900 viagens até dezembro, limitadas a duas por hora.

Foto: Reprodução

Paris critica decisão

A Prefeitura de Paris se posicionou contra o uso dos táxis voadores, chamados de “aberração ambiental” por autoridades locais. “O governo não tem qualquer legitimidade democrática e continua a ir contra o Conselho de Paris”, criticou David Belliard, assistente de mobilidade urbana para a cidade de Paris.

O projeto é alvo de críticas desde setembro de 2023, quando começou a tomar forma. A autoridade ambiental alega que a utilização dos veículos ampliará a poluição sonora e visual na cidade, bem como o consumo de energia, que trará riscos para a segurança dos passageiros.

Em uma pesquisa pública realizada em fevereiro de 2024, a maioria dos cidadãos também foi contra a investida tecnológica.

Para endereçar as críticas, ADP e Volocopter afirmaram que táxis voadores já estão em uso no serviço de transporte médico emergencial. Segundo as empresas, seu grande foco é a inovação.

você pode gostar também