Tchau calor! Posso ligar o carro já com o ar-condicionado ativado?
Algumas pessoas têm o costume de desligar o ar-condicionado antes de dar partida no carro pelo receio de estragar; Saiba se a prática é mesmo necessária.
Principalmente nos dias mais quentes, é comum já entrar no carro pensando no ar-condicionado para amenizar a temperatura. Contudo, algumas pessoas costumam desligar o equipamento antes de dar partida no carro. O receio é justamente estragar alguma coisa no veículo. Contudo, será mesmo que a prática é necessária?
Em modelos mais novos, não há nenhum problema em acionar a ignição do veículo já com o ar-condicionado ligado. Isso porque os sistemas de carros mais recentes já estão preparados para lidar com a situação. Em outras palavras, não é necessário desligar o ar-condicionado para dar partida no motor.
Carros antigos
No entanto, o mesmo não é válido para os modelos mais antigos, especialmente os carburados. Tais modelos demandam mais energia para o funcionamento do motor de arranque. Portanto, nestes casos, o ideal é mesmo desligar o ar-condicionado antes de dar partida do motor.
A ação simples pode evitar problemas futuros no veículo.
Ainda assim, é importante ressaltar que estamos tratando de modelos bem antigos, ou seja, se o carro não tiver mais de 15 ou 20 anos de uso, é possível ligar o carro já com o ar-condicionado ligado.
Não originais de fábrica
Já no caso de carros adaptados, ou seja, que não possuem ar-condicionado como item de fábrica, o cuidado precisa ser redobrado na hora de ligar o motor com o ar-condicionado em funcionamento.
Carros que possuem uma potência mais baixa podem sofrer com a interferência do ar-condicionado no motor ou mesmo no compressor. Além disso, os “não-originais” podem não ser dimensionados corretamente para o veículo, também afetando seu funcionamento.
Na prática, é importante estar atento a quem faz manutenção ou alterações em seu veículo. Qualquer mudança no sistema de ar-condicionado, como a sua instalação, por exemplo, deve ser feita por profissionais qualificados e de sua confiança. Essa simples ação evita danos no veículo, garantindo que ele fique em pleno funcionamento por muito mais tempo.