Tecnologia pode aposentar amortecedores e transformar suspensões em fonte de energia
Companhia italiana apresenta sistema de suspensão digital que elimina a necessidade de amortecedores convencionais.
Uma nova tecnologia apresentada pela empresa italiana Marelli pode aposentar os amortecedores convencionais utilizados nos veículos para dar lugar a um novo sistema de suspensão digital. A inovação apresentada pela companhia de tecnologia automotiva visa revolucionar o conforto e o desempenho de carros híbridos e elétricos.
Ao adotar quatro atuadores elétricos conectados a um braço de suspensão, a novidade elimina a necessidade de amortecedores convencionais e garante uma experiência de direção suave e estável. O sistema utiliza atuadores elétricos controlados por uma unidade eletrônica, responsável pelo monitoramento e ajuste mecânico da força de amortecimento.
Com isso, a condução fica muito mais suave e controlada para o motorista em qualquer condição, principalmente durante acelerações, frenagens e curvas.
Geração de energia elétrica
Outro benefício da tecnologia de suspensão digital é sua capacidade de regenerar energia e armazená-la em uma bateria de 48V. A suspensão consegue converter uma parte da energia cinética gerada em energia elétrica, avanço que pode aumentar a eficiência dos automóveis e contribuir com a redução da emissão de gases poluentes gerados pela queima de combustível.
Segundo a empresa Marelli, seu sistema de suspensão digital é pioneiro na recuperação de energia. No entanto, a solução que converte parte da energia cinética produzida durante o funcionamento do veículo em energia elétrica é semelhante à tecnologia de frenagem regenerativa presente em veículos híbridos e elétricos.
A empresa segue realizando testes com o novo sistema, mas ainda não dá data para o lançamento da novidade em nível comercial. Mesmo assim, ela vem atraindo diversas companhias do ramo automotivo interessadas em ampliar a eficiência de seus modelos.
Com a introdução da tecnologia, será possível redefinir não apenas os padrões de eficiência dos carros disponíveis no mercado, mas também de conforto e desempenho. No futuro, a suspensão digital tem potencial para criar um novo cenário para os veículos de passeio.