Telas grandes são a nova tendência e "culpa" é dos carros chineses
Layout com uma ou duas telas acopladas nos painéis pode se tornar a próxima tendência. Mas será que estamos preparados para isso?
Quando uma coisa começa a bombar, não há quem a faça parar de dominar, seja na moda, na música ou na arte em geral. E no que diz respeito aos carros, as coisas acontecem de maneira similar. Basta observar o novo estilo de carroceria dos SUVs, por exemplo, que dominam o mercado automotivo pelo mundo.
Mas se o assunto for o layout interno dos carros, a tendência atual são as grandes telas no painel. Essa nova tendência é liderada pelas principais fabricantes chinesas do momento: Chery, GWM, BYD e Omoda. Basta observar o que foi apresentado no Salão do Automóvel de Pequim para se ter uma ideia do que esperar no futuro.
Carro com painel móvel: nova moda entre os chineses
Já imaginou dirigir um carro que mais parece um setup gamer? Não é preciso mais sonhar. Foi revelado ao público recentemente o Omoda 7, um SUV cupê com tela para central multimídia de nada menos que 15,6 polegadas. O diferencial é que o componente desliza pelo painel, podendo ficar no centro ou à frente do passageiro ao lado do motorista. A previsão de chegada ao Brasil é apenas em 2026.
Layout do Omoda 7, com tela multimídia que desliza pelo painel (Foto: Divulgação)
Outra marca que entrou na onda dos painéis de telas grandes foi a Wey, que faz parte da GWM. A empresa criou o SUV 07, que atrai a atenção dos fãs de carros não só pelo seu exterior, mas também pelo seu interior. O modelo possui uma tela “sem economias”, que vai de uma ponta a outra do painel.
E os números só aumentam: a Neta, chinesa que irá desembarcar no Brasil no segundo semestre deste ano, também oferece um layout parecido com os anteriores. No entanto, o destaque são as duas telas de 15,6 polegadas cada, sendo uma para o motorista e a outra para o passageiro no modelo SUV L.
Painel do SUV L, da Neta, com duas telas de 15,6 polegadas (Foto: Divulgação)
Fim dos painéis tradicionais está próximo?
Apesar de o mercado chinês “decidar” pelos painéis luxuosos e mais tecnológicos, outras empresas, a exemplo da Toyota, não seguem a mesma linha criativa e continuam utilizando botões físicos para as funcionalidades dos seus modelos. No caso da Volkswagen, a empresa voltou atrás na decisão sobre o uso de touchscreen no volante após clientes reclamarem e pedirem as teclas físicas de volta.
A BMW também deu sua opinião sobre a tendência e declarou que a moda dos “iPads” gigantes nos painéis dos carros não deve durar muito. Apesar disso, a marca utiliza as telas gigantes no sedã i7. Já especialistas afirmam que a moda tem prazo de validade e deve acabar em até dez anos. Só nos resta esperar!