Por que as telas multimídia se tornaram 'vilãs' dos carros modernos?

Os avanço tecnológico levaram a Euro NCAP exigir controles físicos para garantir segurança para os motoristas.

As telas multimídia centrais são elementos essenciais para a experiência dos motoristas durante viagens, oferecendo recursos que tornam a condução mais agradável e conveniente. Porém, preocupações surgem à medida que essa tecnologia se torna uma das áreas mais propensas a falhas nos carros novos.

De acordo com estudos recentes conduzidos pela JD Power, os problemas mais frequentes nos sistemas de entretenimento dos veículos, no último semestre de 2023, estavam relacionados principalmente à conectividade do Android Auto e do Apple CarPlay.

A frequência de falhas no reconhecimento de voz integrado também foi identificada como uma preocupação, destacando-se com o dobro da ocorrência em relação à segunda categoria mais comum de defeitos, que é a carroceria.

Além das falhas técnicas, a distração causada por esses dispositivos pode levar a acidentes. Em resposta a isso, o European New Car Assessment Programme (Euro NCAP), responsável pela avaliação da segurança dos veículos lançados na Europa, anunciou que a partir de janeiro de 2026, carros sem controles físicos não receberão a avaliação de cinco estrelas.

Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, explicou ao The Times que a decisão foi motivada pelo aumento do uso de telas sensíveis ao toque, que têm distraído os motoristas nas estradas.

A exemplo disso, temos a Tesla, que adotou um sistema totalmente digital em seus modelos mais recentes, eliminando até mesmo a alavanca de seta em favor de botões no volante.

Embora a participação nos testes de segurança sugeridos pelo Euro NCAP não seja obrigatória, muitas montadoras usam os resultados positivos como estratégia de vendas.

A nova exigência inicial focará em dispositivos mecânicos, como pisca-alerta, limpadores de para-brisa e buzina, resgatando uma era pré-touch screen.

Enquanto laboratórios de inovação continuam a desenvolver tecnologias autônomas avançadas, a decisão do Euro NCAP destaca um retorno à valorização dos controles físicos como uma medida essencial para garantir a segurança e, ao mesmo tempo, reduzir os gastos financeiros dos motoristas.

você pode gostar também