Tesla Cybertruck enfrenta 2° recall do ano; qual é o problema agora?

Em mais um golpe para a empresa de Elon Musk, mais de 11,6 mil unidades do modelo são convocadas para reparos.

A Tesla anunciou a realização de um novo recall da picape Cybertruck, a segunda convocação do ano para o modelo lançado no final de 2023. O novo chamado afeta 11.688 unidades, segundo comunicado da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).

O problema da vez é uma falha no motor do limpador de para-brisa, que pode impedir o funcionamento do item devido ao estresse elétrico excessivo no controlador. A agência de segurança de tráfego norte-americana afirma que o defeito reduz a visibilidade e aumenta o risco de acidente.

O limpador de para-brisas da picape é uma peça única e ampla, diferente do modelo tradicional com duas palhetas usado na maioria dos veículos. A empresa estima que 2% dos carros convocados podem ter limpadores defeituosos e que 1% pode precisar de peças novas ou reparos.

Os Cybertrucks fabricados entre 13 de novembro de 2023 e 6 de junho de 2024 foram chamados para o recall, o que representa quase todas as unidades entregues pela marca até o momento. Segundo a Tesla, os proprietários dos veículos afetados pela falha serão notificados oficialmente a partir de 18 de agosto e poderão substituir o componente sem nenhum custo.

Tesla Cybertruck (Foto: wedmoments.stock/Shutterstock)

Primeiro recall e outros problemas

Em abril deste ano, a fabricante precisou convocar os donos da caminhonete futurista após detectar que o pedal do acelerador de milhares de unidades poderia sair do lugar. Dependendo do ângulo em que ele ficasse após desencaixar, o carro poderia acelerar involuntariamente.

Além dos chamados oficiais da marca, o Cybertruck está envolvido em outras polêmicas e é alvo de muitas reclamações de compradores. Há relatos de um veículo que parou de funcionar após uma lavagem, de falhas de vazamento de líquido de arrefecimento, entre outros possíveis defeitos.

Uma das reclamações é sobre o sistema de detecção automática de partes do corpo que, segundo alguns usuários, não funciona adequadamente. A Tesla afirmou não estar ciente de nenhuma colisão, lesão ou morte relacionada ao problema.

você pode gostar também