Tesla faz recall de 2 milhões de carros devido ao piloto automático
A Tesla anunciou um recall de mais de 2 milhões de carros devido a preocupações com piloto automático.
A Tesla, renomada fabricante de veículos elétricos, está realizando um recall de mais de dois milhões de veículos devido a preocupações relacionadas ao seu sistema Autopilot de assistência ativa à direção (ADA). A iniciativa surge após uma investigação de segurança federal nos EUA que revelou a facilidade com que os motoristas podem usar indevidamente esse recurso.
O recall foi desencadeado mais de dois anos após a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) iniciar uma investigação sobre o piloto automático da Tesla, após 11 acidentes envolvendo veículos da marca. Nestes incidentes, os motoristas ativaram o piloto automático antes de colidirem com veículos de socorristas parados.
Investigação
A NHTSA concluiu que o recurso não impede adequadamente o uso inadequado pelos motoristas em situações em que não estão no controle do veículo ou quando o sistema não foi projetado para ser utilizado.
Embora a montadora não concorde integralmente com a análise da agência, concordou em realizar voluntariamente o recall e disponibilizar uma atualização de software para abordar as preocupações levantadas durante a investigação.
“A Tesla deveria ter implementado um recall abrangente do Autopilot há pelo menos cinco anos, e atrasos como esse são inaceitáveis”, afirma William Wallace, diretor associado de política de segurança da Consumer Reports.
“Damos crédito à NHTSA por sua persistência, mas fica claro que a agência precisa de uma capacidade mais robusta para forçar recalls quando as empresas demoram.”
A versão de software 2023.44.30 já está sendo distribuída nos veículos afetados por meio de uma atualização gratuita over-the-air (OTA).
Segundo a Tesla, o novo software intensificará os alertas visuais, simplificará o acionamento e desligamento do Autosteer e implementará verificações adicionais para o uso do software em estradas sem acesso controlado, além de ao se aproximar de semáforos e sinais de parada.
Modelos convocados para Recall
Todos os modelos da Tesla equipados com Autopilot, incluindo Model S, Model X, Model Y e Model 3, receberão essa atualização de software. As mudanças incluem um aumento no tamanho do texto em alertas visuais (apenas para Model Y e 3).
O recall também inclui uma configuração para ativar o Autopilot com um único toque da haste em veículos com hastes no volante, e uma penalidade que desativa o piloto automático para motoristas que ignoram repetidamente os avisos para aplicar a direção ou prestar atenção à estrada.
O recall foca especificamente no Autosteer do Autopilot, um recurso de assistência de centralização de faixa (LCA) que mantém o veículo entre as linhas de faixa pintadas.
Mudanças necessárias
Apesar das mudanças implementadas, uma avaliação preliminar da Consumer Reports (CR) sugere que a correção é insuficiente. Um especialista em segurança da CR afirma que ainda é fácil para os motoristas usarem indevidamente o recurso mesmo após a instalação da atualização de software em um Tesla Model S.
“Ainda conseguimos ativar e usar o piloto automático depois de cobrir a câmera do sistema de monitoramento do motorista do carro”, revela Kelly Funkhouser, diretora associada de tecnologia de veículos do Auto Test Center da CR. “Os motoristas ainda podem usar o piloto automático se estiverem desviando o olhar da estrada, usando o telefone ou distraídos de outra forma.”
Funkhouser destaca que sistemas de assistência de direção avançada (ADA) de alta qualidade utilizam câmeras de monitoramento do motorista para evitar o uso indevido previsível. No entanto, o software da Tesla ainda não aborda completamente as causas profundas da distração do motorista.