Tesla faz recall de quase 2 milhões de carros, mas proprietários não precisam sair de casa

Convocação abrange os modelos Model S, Model 3, Model X e Model Y da marca de Elon Musk.

A picape Cybertruck não é a única fonte de problemas da Tesla, montadora de veículos do bilionário Elon Musk. Em julho, a marca anunciou um imenso recall de mais de 1,8 milhão de carros nos Estados Unidos, relacionado a problemas de software.

A montadora assumiu o risco de falha no programa que detecta quando o capô está destravado, informou a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas (NHTSA), órgão regulador norte-americano.

Em caso de abertura total do capô destravado, a visão do motorista pode ser obstruída, o que eleva o risco de acidentes.

Proprietário não precisa ir à concessionária

O recall afeta unidades produzidas entre 2020 e 2024, dos modelos Model 3, Model S, Model X e Model Y. Segundo a fabricante, todos possuem uma trava de capô fabricada na China pela empresa Magna Closures Co Ltd.

Tesla Model 3, um dos modelos anunciados para recall (Foto: Divulgação/Tesla)

A Tesla explica que iniciou as investigações na China, após reclamações de clientes sobre a abertura indesejada do capô em diversos automóveis. Eventos semelhantes, mas em menor escala, também ocorreram na Europa e na América do Norte e deram origem ao comunicado de recall.

Para corrigir o problema, a marca lançou uma atualização de software que detecta o capô aberto e alerta o condutor sobre a situação. Este é o maior chamamento da fabricante desde dezembro, quando convocou 2,03 milhões de veículos dos EUA para atualizar o sistema Autopilot.

Recalls deste tipo chamam a atenção porque o proprietário não precisa levar o carro até a concessionária para corrigir o problema, uma vez que a atualização do software é feita over-the-air, ou seja, de forma totalmente digital.

Em comunicado, a Tesla garantiu que todos os proprietários dos veículos envolvidos serão notificados até o dia 22 de setembro, via correspondência. Também é possível obter informações sobre o recall no site da empresa e no portal da NHTSA.

você pode gostar também