Descubra os diferentes tipos de bateria para carros elétricos e como funcionam
Elemento crucial para o bom resultado de um modelo elétrico, a tecnologia empregada nas baterias avança em passos largos; Saiba os detalhes.
Já não é uma novidade o fato de os carros elétricos estarem ganhando cada vez mais espaço nas ruas. Com isso, as tecnologias empregadas nos eletrificados avançam rapidamente, incluindo o desenvolvimento de baterias cada vez mais eficientes quando o assunto é autonomia.
Esse movimento é importante, uma vez que, ao contrário dos modelos movidos a combustíveis fósseis, os carros elétricos possuem um sistema de propulsão alimentado por baterias de íon de lítio.
Na prática, essas baterias convertem a energia armazenada em eletricidade para movimentar o veículo.
Tipos de bateria para carros elétricos
Na hora de escolher um carro elétrico, é preciso estar atento ao tipo de bateria que ele utiliza, uma vez que é o equipamento que determina a autonomia, desempenho e custo do veículo. Conheça os principais tipos de bateria encontrados nos eletrificados:
NMC – Lítio Níquel-Manganês-Cobalto
Essa é uma das mais comuns nos carros elétricos modernos. A bateria oferece uma autonomia significativa a partir da combinação de Níquel, Manganês e Cobalto. Geralmente, a NMC é a escolhida para modelos que possuem um equilíbrio entre desempenho e custo.
LFP – Lítio Ferro-Fosfato
Já as baterias de LFP possuem alta durabilidade e segurança. Mesmo tendo uma densidade de energia inferior, elas são menos propensas a situações como, por exemplo, o super aquecimento. Portanto, o modelo é o ideal para aplicações que demandam maior segurança.
NCA – Lítio Níquel-Cobalto-Alumínio
Geralmente são baterias presentes em modelos premium. Elas possuem excelente densidade de energia e, assim, garantem uma autonomia maior. Entretanto, as NCA são mais caras devido à presença de cobalto.
Li-S – Lítio Enxofre
Nesse caso, a presença do enxofre traz uma densidade de energia superior, o que pode representar maiores alcances e menor peso. Contudo, ainda há desafios tecnológicos que precisam ser superados para ser possível implantá-la em larga escala.
Escolha da bateria
A escolha da bateria perfeita para cada modelo passa por necessidades específicas tanto do fabricante quanto do consumidor. A NMC, por exemplo, é muito adotada por representar um equilíbrio entre desempenho e custo. Por outro lado, a bateria LFP é a preferida dos que priorizam a segurança, enquanto a NCA está geralmente associada a veículos premium.
Assim, ter a clareza dos tipos de bateria é fundamental para se fazer uma escolha de carro elétrico a partir de fatores como autonomia, durabilidade e custo.
Custo e vida útil
Hoje, uma bateria de carro tem custos variáveis, conforme marca e modelo veicular. Porém, em um cenário amplo, as baterias representam uma parcela significativa do custo total de um eletrificado, podendo chegar a até R$ 40 mil.
Já quando se trata de vida útil da bateria, é preciso considerar fatores como condições climáticas, hábitos de carregamento e descarga, assim como avanços da tecnologia. Para se ter ideia, em média, as baterias de íon de lítio duram entre oito e 15 anos, se houver uso e manutenção adequada.