VW testa ‘bateria interminável’ que pode revolucionar o carro elétrico

Testes de protótipos de baterias em estado sólido apresentaram resultados promissores, segundo a montadora.

A Volkswagen informou que os testes de protótipos de baterias em estado sólido demonstraram resultados promissores até o momento. A montadora trabalha em parceria com a empresa QuantumScape para aumentar a vida útil do componente.

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A novidade pode tornar os carros elétricos mais eficientes e reduzir seus preços, uma vez que o item sólido dura mais tempo e possui um custo de produção menor.

Em comunicado, a VW afirmou que o protótipo de bateria de estado sólido desenvolvido pela QuantumScape “excedeu significativamente” as metas nos testes após avaliações realizadas pela empresa PowerCo.

O componente teve uma perda de capacidade de armazenamento de aproximadamente 5% após mais de mil ciclos de carregamento, ou cerca de 500 mil km rodados. A meta inicial para a etapa de testes era e 700 carregamentos e perda de até 20% da capacidade.

Segurança e eficiência

As baterias em estado sólido são menores, carregam com mais rapidez e podem ser consideradas mais seguras. Nelas, o eletrólito líquido convencional e o separador, ambos inflamáveis, são substituídos por um separador sólido fabricado em cerâmica, vidro ou polímeros.

Além de eliminarem o risco de vazamentos ou superaquecimento, problemas comuns em baterias de íon-lítio, as sólidas oferecem maior densidade de energia, ou seja, podem armazenar mais energia em um espaço menor.

A Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês) estima que até 2025 os componentes sólidos podem alcançar um potencial de densidade de energia máxima 60% maior (até 480 watt-horas por quilo) que as baterias de íon-lítio comuns, que chegam a 300 Wh/kg.

“Esses resultados são muito encorajadores. O resultado final deste desenvolvimento pode ser uma célula de bateria que permite longos alcances, pode ser carregada rapidamente e praticamente não envelhece”, avalia o chefe da PowerCo, Frank Blome.

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