Todo mundo só fala dele! Lançamento do Toyota Yaris Cross no Brasil é adiado novamente
O SUV compacto Toyota Yaris Cross, inicialmente previsto para o início de 2025, agora chegará ao Brasil com atraso. Saiba quando.
O aguardado Toyota Yaris Cross, SUV compacto da marca japonesa, teve seu lançamento no Brasil adiado para julho de 2025. A mudança no cronograma foi anunciada recentemente em um encontro com concessionários. Originalmente, o modelo estava programado para estrear no primeiro semestre do mesmo ano.
O atraso no projeto é atribuído a uma crise na Daihatsu, subsidiária da Toyota na Tailândia, que afetou o desenvolvimento do modelo. Atualmente, exemplares pré-série estão sendo produzidos na fábrica de Sorocaba, São Paulo. No entanto, ajustes na linha de produção e decisões estratégicas influenciaram a nova data.
Outro fator que pode ter contribuído para a mudança de planos é a extensão da produção do hatch Yaris até o limite da regulamentação do Proconve L8. Assim, a Toyota busca maximizar os prazos permitidos para cumprir as normas de emissões vigentes.
Especificações do Toyota Yaris Cross
Foto: Divulgação/Toyota
- Plataforma e motorização
O Toyota Yaris Cross utiliza a plataforma DNGA, uma versão simplificada da base TNGA dos modelos Corolla. No Brasil, ele será oferecido com duas opções de motorização: 1.5 flex a combustão e 1.5 híbrido flex. Ambas as versões prometem melhorias em eficiência térmica.
- Motor 1.5 flex: 106 cv com gasolina e 110 cv com etanol.
- Motor 1.5 híbrido: potência combinada de 115 cv com etanol.
O câmbio do modelo híbrido será do tipo transeixo, semelhante ao utilizado no Corolla e Corolla Cross híbridos, com baterias de íons de lítio de 0,7 kWh de capacidade.
- Dimensões e design
O Yaris Cross mede 4,31 metros de comprimento, 2,62 metros de entre-eixos, 1,77 metros de largura e quase 1,62 metros de altura. Comparado ao Corolla Cross, apresenta dimensões ligeiramente menores. O porta-malas oferece 471 litros de capacidade.
Apesar do acabamento simples, o modelo contará com central multimídia flutuante, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de freio de estacionamento eletrônico. Um teto solar panorâmico poderá ser um diferencial estético.
Segurança e tecnologia
A segurança estará garantida com a presença de seis airbags, sensores de estacionamento e o pacote TSS (Toyota Safety System), que inclui frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e aviso de evasão de faixa.
Embora os desafios tenham postergado sua chegada, a Toyota se prepara para apresentar um modelo competitivo e inovador no segmento de SUVs compactos híbridos, reafirmando seu compromisso com o mercado brasileiro.