Toyota apresenta o motor 2.0 mais potente do mundo e promete bater a Mercedes

Novo conjunto 2.0 turbo chega com a promessa de ser o mais potente da categoria no mundo.

O lançamento de um carro novo costuma movimentar muito mais a indústria do que o anúncio de um novo motor, mas a verdade é que o conjunto propulsor é o coração de qualquer projeto. Enquanto a indústria de elétricos avança, algumas montadoras ainda investem em motores a combustão.

A Toyota acaba de anunciar o seu mais novo motor 2.0 turbo, que promete ser o mais potente da categoria no mundo. O atual detentor da coroa, fabricado pela Mercedes-Benz, tem 416 cavalos de potência, mas deve ficar para trás.

Conheça o motor 2.0 da Toyota

O novo motor a combustão da fabricante japonesa pode entregar incríveis 600 cavalos de potência e também deverá funcionar com níveis neutros de carbono e ser mais eficiente, como o hidrogênio. Além dessa calibração, haverá versões de 300 cv e 400 cv.

Segundo informações da revista Best Car, o ajuste de 600 cv será usado em carros de corrida ou competição, enquanto os demais ficarão disponíveis nos modelos convencionais da marca.

A publicação fala em calibrações com 300 cv e 40,8 kgfm de torque ou 400 cv e 56 kgfm de força. Ambas deverão equipar especialmente as novas gerações dos esportivos MR2 e Celica, já em desenvolvimento pela Toyota.

Foto: Divulgação/Toyota

Motores mais eficientes

A família de propulsores 2.0 é projetada em conjunto com as japonesas Mazda e Subaru e promete avanços inéditos em construção e eficiência. Sua criação ocorre a partir da proposta multivias da marca, que prevê a descentralização dos projetos em relação à eletrificação total da linha.

Segundo a Toyota, os motores serão compatíveis com combustíveis neutros em carbono, como o hidrogênio líquido, além de combustíveis sintéticos, biocombustíveis (etanol) e produtos tradicionais (gasolina e diesel).

O desenvolvimento dos conjuntos tem como foco a aplicação em híbridos, tecnologia que é a principal aposta da marca para o futuro, mais até do que a eletrificação total da frota.

A chegada do novo 2.0 turbo deve significar a aposentadoria do 2.4 turbo presente em diversos modelos atuais da japonesa. Ele será cerca de 10% menor, até 30% mais eficiente e muito mais potente que o antecessor.

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