Toyota Corolla terá nova geração com versão híbrida plug-in em 2026

Informações vazadas pela imprensa internacional revelam alguns detalhes da 13ª geração do sedã médio.

Um dos carros mais vendidos do mundo, o Toyota Corolla está perto de ganhar uma nova geração, sua 13ª desde que estreou no mercado em 1966. Informações vazadas pela imprensa internacional revelam detalhes da próxima linha do sedã médio, que deve estrear em 2026.

Segundo o japonês Best Car, o modelo será equipado com os novos motores a combustão em desenvolvimento pela montadora, além de apresentar uma inédita versão híbrida plug-in (PHEV). A variante terá autonomia de até 2.100 km com o tanque cheio.

O site também revelou que as novidades não ficarão restritas ao Corolla sedã, mas também chegarão às carrocerias hatchback, SUV e perua.

A data de lançamento da 13ª geração ainda não foi confirmada, mas ela deve chegar ao exterior em meados de 2026. No Brasil, a produção do modelo em Sorocaba (São Paulo) pode começar em 2027.

Novos motores da Toyota no Corolla

Foto: Divulgação/Toyota

A nova família de propulsores da marca japonesa foi pensada para ser mais eficiente no consumo de combustível e emitir menos poluentes.

De acordo com a publicação japonesa, as versões de entrada do Corolla serão equipadas com o propulsor 1.5 aspirado que gera até 130 cv e 15 kgfm, o mesmo que estará presente nas variantes híbridas plenas (HEV). A diferença é que nos híbridos o conjunto entregará 100 cv e 13 kgfm, além da força do elétrico, que ainda não foi divulgada.

Já as configurações mais caras virão com motor 1.5 turbo de 130 cv e 23 kgfm, escolhido para substituir o atual 2.5 aspirado. O propulsor também deverá aparecer na versão PHEV, já que o 2.5 está presente em diversos híbridos da Toyota.

A promessa de autonomia superior a 2.100 km depende de a montadora conseguir aumentar a eficiência térmica dos seus novos motores, assim como fez a BYD. Recentemente, a chinesa anunciou que seu sistema híbrido plug-in atinge uma eficiência térmica de 46,06%, enquanto a atual da Toyota rende cerca de 41%.

Portanto, a japonesa deseja reduzir o consumo de seus motores em até 30%, inclusive do novo conjunto 2.0 turbo, que está em desenvolvimento para tomar o lugar do atual 2.4 turbo.

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