Toyota: donos de SUVs são convocados após problemas no câmbio

Agência reguladora russa confirma programa de recall voluntário de 3.864 unidades de veículos vendidos a partir de 2021.

A Agência Federal de Regulamentação Técnica e Metrologia (Rosstandart), órgão nacional de padronização da Rússia, anunciou um recall de 3.864 veículos da divisão de luxo da marca japonesa Toyota. A nova convocação é mais um revés para a reputação da montadora, conhecida pela durabilidade e confiabilidade de seus produtos.

O recall começou no dia 31 de maio de 2024 e afeta 3.864 veículos dos modelos Land Cruiser 300, Lexus LX 500D e Lexus LX 600. As unidades foram vendidas entre 30 de setembro de 2021 e o início da convocação.

O chamamento é motivado por um defeito no sistema de transmissão do carro, que pode provocar acidentes. “O conjunto da transmissão usa um pistão de embreagem para engatar as placas da embreagem do freio com as placas para transferir a potência do motor para as rodas. Existe a possibilidade de que, devido ao projeto de uma placa de embreagem de freio específica, quando a transmissão é colocada em ponto morto e a pressão é removida do pistão da embreagem, as placas de embreagem do freio não se desengatem imediatamente das placas, permitindo que parte da potência do motor continue a ser transferida para as rodas”, explica a Rosstandart.

“Se esta condição ocorrer enquanto o veículo estiver em uma superfície nivelada e o motorista não acionar o freio de serviço ou de estacionamento, poderá permitir que o veículo se mova ligeiramente para a frente, o que poderá aumentar o risco de acidente”, completa.

Recomendações aos proprietários

Os donos dos veículos afetados pelo problema devem entrar em contato com a concessionária mais próxima da marca para agendar uma visita. O reparo será totalmente gratuito.

O programa de medidas para recall de produtos é submetido à aprovação da Rosstandart. “Um recall (de produto) é uma ação corretiva tomada após a produção para proteger a saúde e a segurança dos consumidores em conexão com o uso de qualquer produto”, explica a autoridade em seu site.

Os representantes autorizados da Toyota estão informando os proprietários por meio de cartas e/ou telefone. Porém, o motorista pode consultar a necessidade de reparo de forma independente, fazendo uma pesquisa com o código VIN do carro neste site.

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