Toyota e Lexus fazem recall para substituir mais de 102 mil motores
Montadora japonesa solicita que os proprietários apresentem seus veículos para a substituição gratuita do propulsor.
Parece que neste ano os clientes das montadoras de veículos não terão sossego mesmo. A Toyota acaba de anunciar um grande recall de milhares de veículos para reparar falhas e problemas recorrentes com o motor 3.4 V6 twin-turbo, que equipa dois modelos do grupo.
O propulsor defeituoso está presente na picape Toyota Tundra e no SUV Lexus LX 600, que somam cerca de 102 mil unidades afetadas.
Famosa pela durabilidade e confiabilidade dos seus carros, que são até chamados de “inquebráveis” por raramente apresentarem problemas, a fabricante informou que a falha ocorreu na etapa na construção desses motores.
Segundo a japonesa, as passagens de óleo não foram corretamente limpas após a produção, gerando o acúmulo de restos de metal nas tubulações. Com o passar do tempo, essas substâncias fazem o motor parar de funcionar, o que pode causar acidentes graves.
Unidades convocadas no recall da Toyota
Imagem: Shutterstock
Todos os proprietários dos modelos foram diretamente notificados sobre o problema até o final de julho, garantiu a montadora à imprensa. A marca também informou que fará a substituição do conjunto de todos os carros prejudicados por motores novos e ajustados, de forma totalmente gratuita para o cliente.
O recall afeta as Tundras fabricadas entre 2 de novembro de 2021 e 13 de fevereiro de 2023, e os LX 600 produzidos entre 30 de julho de 2021 e 25 de novembro de 2022. São 98.568 picapes e 3.524 SUVs envolvidos no chamamento.
A Toyota detalhou que o defeito que levou ao recall gerou ao menos 824 acionamentos de garantia para troca de motor. Felizmente, a marca não tem conhecimento de nenhum caso relacionado ao problema que tenha resultado em ferimentos.
Cabe lembrar que a fabricante sediada no Japão discute a importação da Tundra ao Brasil há algum tempo, mas a decisão de lançar a picape por aqui nunca foi oficializada.