Toyota quer lançar carro esportivo barato até 2027

Conceito apresentado durante o Salão do Automóvel de Tóquio de 2015 pode dar origem a um novo modelo nos próximos anos.

A Toyota planeja desenvolver um carro mais acessível para o público amante da esportividade, que busca uma opção mais em conta no mercado. O modelo em questão pode trazer de volta um projeto esquecido no passado, o MR2, baseado em um conceito apresentado pela marca em 2015.

O conceito S-FR foi revelado pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Tóquio daquele ano como um veículo esportivo compacto e leve, com motor dianteiro e tração traseira. Em 2016, a divisão esportiva da montadora, Gazoo Racing, tornou pública uma variante dele.

A gama esportiva da marca, atualmente formada por Supra, GR 86, GR Yaris e GR Corolla, teria o novo carro como opção de entrada. De acordo com o Autocar Índia, o próximo Toyota da família GR poderá ser lançado entre 2026 e 2027, com um nome em homenagem a um antigo modelo.

O Glanza, hatch vendido na África do Sul, deve emprestar componentes para o próximo automóvel japonês, como o motor 1.3 tricilíndrico turbo de 152 cv. Dessa forma, a montadora não teria que desenvolver uma versão menos potente do propulsor 1.6 turbo de quatro cilindros dos GR Yaris e GR Corolla.

Polêmica pode atrasar planos

Muitos planos da empresa podem ficar em segundo plano por conta da mais nova polêmica de fraude em testes de certificação que impactaram sete modelos de veículos da marca japonesa, sendo que a produção de três deles já foi suspensa.

O governo investiga dados fraudulentos em testes de colisão, além de procedimentos incorretos de inflação de airbags, danos aos assentos traseiros em colisões e falsificações nos números de potência do motor. Os modelos Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross estão na lista dos envolvidos.

Na última segunda-feira (2), o presidente da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas pelo ocorrido. “Não somos uma empresa perfeita. Mas, se percebermos algo errado, daremos um passo atrás e continuaremos tentando corrigi-lo”, declarou o neto do fundador da empresa.

A Mazda Motor Corp. e a Honda Motor Co., outras duas fabricantes japonesas, também assumiram irregularidades semelhantes.

você pode gostar também