Trânsito: saiba quando existe a preferência em cruzamentos
A preferência em cruzamentos, regulamentada pelo CTB, determina quem tem o direito de passar primeiro. Confira todos os detalhes!
Existem leis de trânsito bastante claras para a maioria das condutas dos motoristas e temas relacionados à circulação de veículos nas vias. Contudo, algumas situações, como a preferência em cruzamentos, podem gerar dúvidas devido a critérios específicos.
Dessa forma, muitos condutores ficam indecisos sobre quem tem a preferência nessas situações. Por isso, é crucial prestar atenção às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não apenas para evitar infrações, mas também para garantir a segurança.
Fonte: tawatchai07 / freepik
Diferença entre preferência e prioridade
De modo geral, ao buscar o significado de “preferência” ou “prioridade”, é muito provável que os termos surjam como sinônimos na língua portuguesa. No entanto, quando se trata do trânsito, eles diferem totalmente.
A prioridade não possui relação com as regras de um cruzamento, por exemplo. Ela deve ser respeitada em qualquer local, independentemente da via, da situação e das condições de tráfego.
A prioridade refere-se à liberação de passagem que os motoristas devem conceder a veículos específicos, como ambulâncias, bombeiros, policiais e outros semelhantes. Em outras palavras, se qualquer um desses veículos solicitar a passagem, é obrigação de todos os condutores ceder.
Por outro lado, a preferência está relacionada a quem tem o direito de passar primeiro em vias que se cruzam e em locais sem sinalização. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a prioridade de passagem depende da posição do veículo.
Quais são as regras?
Sem mais delongas, o CTB possui uma classificação bastante direta em relação à preferência em cruzamentos desprovidos de sinalização. Conforme as normas vigentes, é necessário verificar a posição na qual o veículo se encontra em relação ao outro condutor.
Em outras palavras, a preferência será sempre do veículo que estiver à direita do motorista. Contudo, se o assunto for as rotatórias, a legislação difere um pouco.
Pode-se dizer que, nessa situação, a preferência será sempre do veículo que já estiver circulando pela mesma via. O mesmo se aplica a fluxos vindos de rodovias.
Por fim, outra norma significativa é que veículos que se movem sobre trilhos possuem sempre a prioridade de passagem, independentemente da situação. Isso se justifica pela resposta menos ágil dos freios desses veículos em comparação com os demais.