Troca de óleo só pode ocorrer na concessionária NESTE CASO
Entenda porque este reparo no automóvel só deve ser feito na autorizada e evite dores de cabeça.
Uma das grandes vantagens de se comprar um carro Zero Km é justamente a garantia oferecida pelas montadoras. Ela traz segurança ao respaldar o comprador de qualquer eventual problema que o carro novo pode vir a ter, evitando dores de cabeça. Contudo, é preciso seguir algumas regras para garantir que não haja a quebra de contrato e perda da garantia.
Um destes casos é justamente a troca de óleo do motor em uma oficina sem credenciamento pelo fabricante.
Polêmica
Geralmente essa troca do óleo do motor gera polêmica justamente porque as concessionárias apontam que o procedimento só pode ocorrer nas autorizadas durante uma revisão completa do carro. Porém, se a quilometragem ou o tempo de troca não for compatível ao período para revisão na concessionária, essa troca de óleo precisa ser feita logo. Assim, muitos proprietários acabam levando seus veículos em outras oficinas para a realização do serviço.
E é justamente neste cenário que tanto a concessionária quanto a fábrica argumentam a perda da garantia. Isso porque, há oficinas que trabalham com óleo mais barato e que não é necessariamente o indicado no manual do veículo. Como não é possível verificar se o óleo utilizado no motor é compatível ao previsto pela fábrica, há uma quebra de contrato por parte do proprietário. Ou seja, na prática, essa troca de óleo em outra oficina durante o período vigente da garantia, é o famoso “barato que sai caro”.
Apesar de parecer um posicionamento drástico das montadoras, é algo completamente plausível. Isso porque, o uso de um óleo indevido no motor pode trazer diversos riscos, assim como danificar o funcionamento do automóvel.
Portanto, fique atento! Se for trocar o óleo do seu carro ou tiver a necessidade de qualquer outro ajuste no veículo com garantia, vá até uma concessionária. Muitas vezes, o que pode parecer mais caro pode representar uma economia de dinheiro e de dor de cabeça para o proprietário.