Truque para estender vida útil da bateria de carro elétrico é descoberto por cientistas
Pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Stanford revela como prolongar a vida útil de uma bateria de lítio.
A ansiedade de autonomia continua sendo um dos principais argumentos contra a compra de veículos elétricos. Para reduzir ou acabar de vez com o problema, a indústria não se cansa de pesquisar novas tecnologias, seja para criar baterias mais eficientes ou aumentar a vida útil dos componentes que já existem.
Uma descoberta recente de pesquisadores da Universidade de Stanford demonstra que o caminho para o mundo chegar a uma frota totalmente eletrificada pode estar bem próximo. Os cientistas chegaram à conclusão de que descarregar a bateria de lítio é a melhor forma de prolongar a vida útil.
Parece um pouco estranho, mas é isso mesmo. O artigo “Descansar restaura o desempenho de baterias de metal de lítio descarregadas”, publicado na revista Nature, revela que descarregar o componente e deixá-lo descansando por algumas horas pode restaurar sua capacidade e melhorar seu desempenho geral.
“Procurávamos a maneira mais fácil, barata e rápida de melhorar a vida útil do ciclo do metal de lítio. Descobrimos que, ao deixar a bateria no estado descarregada, a capacidade perdida pode ser recuperada e o ciclo de vida aumentado”, explica Wenbo Zhang, estudante de doutorado e co-autor do estudo da Universidade de Stanford.
“Essas melhorias podem ser obtidas apenas reprogramando o software de gerenciamento de bateria, sem custos adicionais ou alterações necessárias em equipamentos, materiais ou fluxo de produção”, acrescenta.
A nova descoberta pode ter um grande impacto na indústria de carros elétricos, que pode utilizar o estudo para melhorar a capacidade de adaptação da tecnologia de metal de lítio e promover ajustes em seus produtos.
Aplicação da descoberta
A capacidade de armazenamento de energia das baterias diminui após os primeiros ciclos de carregamento, por isso, o estudo concluiu que a melhor solução é otimizar esses ciclos. Deixar o componente em repouso durante várias horas quando está totalmente descarregado e depois carregá-lo normalmente é uma prática que leva à recuperação da capacidade perdida, segundo os cientistas.
Os pesquisadores estimam que o motorista médio dos Estados Unidos passa cerca de uma hora por dia dirigindo, então colocar a bateria para descansar por algumas horas não seria algo muito difícil. Por outro lado, deixá-la completamente descarregada parece uma solução pouco prática no cotidiano.