Utilitário esportivo mais vendido do mundo chega ao Brasil em nova versão
Famoso SUV da Toyota pode rodar até 35 km/l de gasolina.
A Toyota é uma das montadoras que resolveu apostar nos carros híbridos como alternativa à total eletrificação de sua frota. A escolha parece ter gerado bons frutos, já que um de seus veículos utilitários esportivos está entre os carros mais vendidos do mundo.
Agora, o SUV RAV4 se prepara para desembarcar no Brasil em uma versão com tecnologia híbrida plug-in e um preço bem salgado.
O best-seller da marca japonesa é equipado com um motor 2.5 a gasolina que gera até 185 cv de potência e 22,7 kgfm de torque, além de dois motores elétricos.
O dianteiro desenvolve 182 cv e 27,5 kgfm, enquanto o traseiro produz 54 cv e 12,3 kgfm, resultando em uma potência combinada de 306 cv.
Segundo a Toyota, o RAV4 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e tem uma autonomia de 55 km no modo 100% elétrico com suas baterias de 18,1 kWh.
Dados de consumo e preço
Antes da chegada do modelo ao país, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) revisou seus dados de consumo. O utilitário esportivo roda até 35 km/l na cidade e até 30 km/l no ciclo rodoviário, sempre com gasolina no tanque e bateria cheia.
Para os proprietários que rodam poucos quilômetros por dia, ter o SUV híbrido plug-in pode ser uma boa alternativa para economizar sem utilizar o motor a combustão.
A questão é que o RAV4 deve ficar reservado a um público seleto amante da marca, já que o preço não é nada atrativo. A versão PHEV será vendida pelo valor sugerido de R$ 399.990, bem acima dos R$ 349.290 pedidos pelo modelo já disponível.
Na variante que existe por aqui, com conjunto híbrido convencional, o utilitário esportivo não precisa de recarga externa. Em contrapartida, a potência é de 222 cv e o consumo também cai: são 14 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
SUV mais vendido do mundo
O último levantamento da consultoria Focus2Move apontou que o Toyota RAV4 foi o terceiro carro mais vendido do mundo entre janeiro e agosto de 2024. No ranking global, ele perde apenas para o Tesla Model Y e o Toyota Corolla.
Com 673.050 mil unidades comercializadas nos primeiros oito meses do ano, o utilitário esportivo japonês se destaca à frente de nomes famosos, como Ford F-Series (572.062) e Chevrolet Silverado (486.143).
Na primeira colocação, o Tesla Model Y somou 785.591 unidades emplacadas ao redor do mundo, enquanto o vice-líder Toyota Corolla totalizou 741.982 exemplares vendidos.