Vai dirigir no feriado? Confira 5 dicas para ir e voltar com segurança (e sem multas)
Previsão de chuva em várias regiões do país levanta preocupações com a segurança no trânsito. Veja as recomendações.
Mais um feriado chegou e muita gente vai usar a folga para pegar a estrada. Quem planeja aproveitar o fim de semana da Páscoa fora da cidade deve ficar atento, já que a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva para boa parte do Brasil.
Estão previstas pancadas de chuva para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, com maior intensidade nos estados de Mato Grosso e Goiás. Também chove nas demais áreas do país, com destaque para volumes acima de 90 mm no Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.
Se você planeja viajar nesse feriadão, é importante seguir algumas recomendações para garantir a segurança no trânsito. Confira as dicas abaixo.
1. Considere as condições
A intensidade da chuva pode atrapalhar a visibilidade, portanto, o motorista deve ficar atento para verificar se há condições de continuar dirigindo ou se é mais prudente parar um pouco e esperar. É importante redobrar os cuidados com a sinalização e escolher um local seguro para parar.
2. Ligue o farol baixo
O uso do farol baixo é obrigatório por lei em rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, exceto em veículos equipados com DRL. Não se esqueça de acionar a iluminação e nunca use o farol alto nessas condições, já que ele atrapalha a visão dos motoristas que circulam no sentido contrário.
3. Respeite a distância mínima
Ficar “colado” no veículo da frente não vai te fazer chegar mais rápido e ainda pode colocar em risco a segurança de muita gente. Lembre-se: a distância média recomendada é de dez metros em qualquer situação, especialmente nos dias em que a pista está molhada.
4. Evite alagamentos
Utilizar aplicativos de navegação é interessante para evitar pontos de alagamentos, uma vez que outros condutores conseguem informar sobre sua existência. Nunca tente atravessar uma área alagada quando a altura da água for superior ao meio da roda do veículo.
5. Cuide dos pneus
A aquaplanagem é um fenômeno comum nos dias de chuva que pode causar a perda do controle do veículo por falta de aderência dos pneus ao asfalto. Sabendo disso, o motorista deve utilizar componentes bem preservados e manter a calibragem em dia, além de reduzir a velocidade quando o asfalto estiver molhado.