Aquaplanagem: saiba como evitar e o que fazer em casos extremos

Com as frequentes chuvas é preciso estar atento à aquaplanagem; Veja o que fazer para garantir a segurança a bordo de seu veículo.

Quando se dirige em dias chuvosos, a atenção precisa ser redobrada para garantir a segurança dentro e fora do veículo. Um dos perigos que o condutor precisa estar atento é com a possibilidade de aquaplanagem, ou seja, quando o carro perde a aderência com o solo devido ao acúmulo de água na pista. Diante disso, veja o que é possível fazer para chegar a seu destino com segurança.

Aquaplanagem

Antes de tudo, é preciso entender este fenômeno que é extremamente comum em dias de chuva ou mesmo em estradas molhadas. Na prática, o que ocorre durante a aquaplanagem é o surgimento de uma camada de água entre os pneus e o solo. Isso faz com que o carro perca momentaneamente o contato com a rua ou estrada.

Além disso, é preciso saber que o acúmulo excessivo de água na pista é um dos principais cenários responsáveis pela aquaplanagem. Por isso, é preciso estar atento à situação dos pneus de seu carro. Isso porque, pneus desgastados ou sem os sulcos profundos reduzem a capacidade de dispersão de água pelo veículo, gerando uma situação de insegurança.

Velocidade

Outro fator a se observar é a velocidade de condução do automóvel. Dirigir em alta velocidade em uma estrada molhada, por exemplo, aumenta as chances de acidentes por aquaplanagem. Portanto, o ideal é reduzir a velocidade quando a chuva começar a aumentar de intensidade

Calibragem dos pneus

Para evitar a aquaplanagem, também esteja atento à pressão dos pneus. Se a pressão estiver alta demais, o contato com o solo ficará reduzido, aumentando as chances de perder o controle da direção.

Como evitar

O primeiro passo para evitar a aquaplanagem é reduzir a velocidade. Além disso, também fuja de freadas bruscas ou mesmo movimentos abruptos na direção em estradas molhadas.

Na prática, essas manobras são responsáveis pela perda de aderência, aumentando as chances de perder o controle do veículo.

Sinais de aquaplanagem

  • Perda repentina do controle do veículo;
  • Sensação de volante leve, assim como sem resposta;
  • Dificuldade de se manter a trajetória original.

Caso você se encontre diante deste cenário de aquaplanagem, tente não se desesperar. A calma pode ser uma aliada importante. Além disso, não freie, não acelere e não faça movimentos com o volante.

O melhor é retirar, de forma gradual, o pé do acelerador para então reduzir a velocidade do veículo. Enquanto isso, segure, de forma firme, o volante do carro, para manter o controle e evite movimentos bruscos.

Como a aquaplanagem é uma situação temporária, mantenha a cautela até que os pneus recuperem o contato adequado com o solo.

Dicas adicionais

Em dias de chuva, algumas atitudes podem melhorar as condições de dirigibilidade. São elas:

  • Manter distância segura dos demais carros;
  • Não usar o piloto automático em pistas molhadas;
  • Evitar mudanças rápidas de faixa, assim como curvas fechadas em rodovias molhadas;
  • Antes de sair de casa, verifique as condições do para-brisa de seu carro;
  • Se a chuva for intensa, procure um local seguro para estacionar e aguardar condições seguras para seguir viagem.
você pode gostar também