Vai fazer uma road trip sozinho? Veja 4 cuidados importantes
Experiência de pegar a estrada sozinho é única e libertadora, mas o viajante precisa se prevenir e tomar alguns cuidados essenciais.
Só existem dois tipos de aventureiros neste mundo: aqueles que já realizaram uma bela viagem sozinhos pelas estradas e os que sonham em fazer essa road trip. A decisão de colocar as malas no carro e aproveitar o que cada destino oferece geralmente cria momentos incríveis e lembranças inesquecíveis.
Para os motoristas que desejam descobrir paisagens únicas e viver experiências ao redor do Brasil e até de outros países, o primeiro passo é saber que existem desafios. Porém, com muita preparação e alguns cuidados simples, fica mais fácil aproveitar a viagem sem dor de cabeça.
Segundo o site Pinterest, o interesse por viagens cresceu muito no último ano. Entre fevereiro de 2023 e março de 2024, as buscas pelo “vision board de viagem” aumentaram 210%, enquanto as pesquisas para “guia para fazer as malas” tiveram alta de 480%.
4 dicas para não passar perrengue em uma road trip
Imagem: Shutterstock
Antes de pegar a estrada, o viajante precisa adotar algumas precauções para garantir momentos seguros e agradáveis, sobretudo se for viajar sozinho.
As recomendações são especialmente importantes para mulheres, que são vítimas de violência com maior frequência. Veja as dicas abaixo.
1. Use aplicativos para se planejar
O preparo é uma das etapas mais importantes para assegurar que tudo ocorra bem. Por isso, depois de escolher o destino, é ideal utilizar aplicativos de navegação como Google Maps e Waze para encontrar as melhores rotas e planejar paradas, além de encontrar hotéis e restaurantes seguros pelo caminho.
2. Tenha um kit de emergência
Imprevistos podem acontecer, inclusive pequenos acidentes e perrengues com o carro. Para estar preparado para eles, todo viajante deve ter na mochila um kit básico de primeiros socorros, além de ferramentas como bateria portátil para celular, pneu extra (estepe) e lanterna.
3. Compartilhe seu roteiro
Escolha alguém de sua confiança para acompanhar a viagem à distância e conhecer de perto seu roteiro, incluindo hospedagens, voos e passeios. Essa preocupação facilita o contato de terceiros caso seja necessário encontrar você com urgência.
4. Faça um seguro viagem
A última dica é fazer um seguro de viagem, que, ao contrário do que muitos pensam, não serve apenas para voos. Escolha uma apólice com cobertura médica para acidentes ou doenças, a fim de se divertir com mais tranquilidade.
Alguns contratos garantem até auxílio em caso de perda de documentos.