Vai pegar a estrada no feriadão de Páscoa? Não saia sem ver 6 dicas para economizar combustível

Dicas para economizar combustível em viagens.

Na hora de pegar a estrada para viajar, uma das preocupações dos motoristas é com o consumo de combustível. Isso porque pesa no bolso e, em tempos de gasolina cara, é importante conhecer algumas dicas e ‘macetes’ para aliviar a conta.

Desta maneira, existem conjuntos de fatores que podem influenciar diretamente no consumo do combustível, desde a qualidade da gasolina, passando pela manutenção do carro e até pela forma de dirigir. Tudo isso pesa no final. Veja a seguir algumas dicas essenciais para isso.

1- Escolha do posto de
abastecimento

Primeiramente, é importante escolher um posto de confiança e de ‘bandeira’ para abastecer. Os postos onde o valor do litro está muito abaixo do mercado são motivo para desconfiança, tanto pela qualidade quanto pela quantidade real que vão colocar no carro. E um combustível ruim interfere diretamente no consumo.

2- Pneus calibrados e
novos

Outro ponto importante neste caso é calibrar o pneu docarro, ao menos uma vez por semana. E, antes de viajar, é sempre importantetambém fazer esse procedimento, que é gratuito em todos os postos.

Além disso, os pneus também precisam estar em boas condições de uso, sem estar carecas. Mais do que influenciar no consumo de combustível, também garantem a segurança do condutor.

4- Escolha entre etanol
e gasolina

Outra situação essencial para a economia é na hora de escolher entre gasolina e etanol para quem tem carro flex. Em alguns estados, o preço do etanol pode compensar mais que o da gasolina.

Basicamente, devemos dividir o valor do litro do etanol pelo litro da gasolina. Se o resultado for abaixo de 0,7, o etanol é mais vantajoso, pois é um combustível que consome cerca de 30% a mais que a gasolina.

5- Aceleração faz
diferença

Na hora de acelerar o carro, isso também pode fazer muita diferença. Então, evite ‘pisar fundo’, já que isso fará com que se gaste mais combustível, pois o motor é mais exigido. Se conseguir manter uma constância na velocidade, evitará gastos.

6- Aerodinâmica e troca
de marchas

Ainda na estrada, procure deixar o vidro do carro fechado, pois, com a aerodinâmica, a resistência fica maior, e o carro vai economizar mais combustível. E, se estiver calor, ligue o ar-condicionado em um nível mais fraco e desligue-o eventualmente. Esse item faz com que o consumo de combustível aumente.

E, durante o trajeto, também se atente à troca de marchas, evitando marchas abaixo do que o motor está pedindo. Além disso, em casos de descida, sempre mantenha o carro engrenado. Deixar em ponto morto, ou na ‘banguela’, vai fazer gastar ainda mais.

você pode gostar também