Vai viajar? 5 cuidados necessários para se divertir sem preocupações

Além da manutenção preventiva, veja dicas que podem tornar a sua viagem muito mais tranquila.

Dezembro e janeiro são os meses preferidos de muita gente para tirar férias. Com as malas prontas e manutenção preventiva feita, é hora de carregar o carro e pegar a estrada, correto? É verdade que quem faz a manutenção preventiva do veículo não tem muito com o que se preocupar, mas algumas recomendações simples podem trazer muito mais segurança e tranquilidade para a sua viagem.

Por isso, nós separamos cinco cuidados essenciais antes de viajar.

1. Calibrar os pneus de acordo com a carga

Cada modelo de automóvel tem a suas próprias recomendações quando o assunto é calibragem dos pneus. Essa informação fica localizada em um adesivo na coluna lateral, na parte interna da tampa de reabastecimento ou mesmo no manual do veículo.

Contudo, quando se trata de viagem de final de ano, com passageiros e bagageiro lotado, além de tanque cheio, é preciso dar uma carga a mais nos pneus para garantir a segurança. Muita gente se esquece deste detalhe. Nesse sentido, é comum se deparar com carros na estada com os pneus visualmente mais vazios do que deveriam. Isso prejudica a performance do veículo, aumenta o consumo e prejudica a segurança.

2. Proteger painel do sol

Durante as viagens, é muito comum estacionar os carros em locais abertos, debaixo do sol, nos mais diversos horários. A dica, portanto, é proteger o painel do carro com aquelas barreiras solares de material térmico que são colocadas na parte interna do para-brisa.

Na prática, a ação dificulta o aumento da temperatura na parte interna do carro, assim como protege as partes plásticas do carro.

3. Revestir os bancos

Para que a diversão não fique de fora, o conselho é revestir os bancos do carro, principalmente se forem de tecido. Isso porque, é muito comum, durante uma viagem, alguém entrar sujo de areia ou molhado, por exemplo, após sair da praia.

Esta é a melhor forma de se divertir, sem se preocupar com um possível desgaste do banco do carro. Assim, eles vão passar ilesos por qualquer percalço da viagem.

4. Não lave o carro no sol

É uma regra básica: não se faz lavagem automotiva debaixo de sol forte. A recomendação é necessária porque os produtos, como xampu automotivo, por exemplo, podem secar e manchar a pintura da carroceria, antes mesmo que dê tempo de enxaguar. Se precisar lavar o carro durante a viagem, faça isso em local coberto, protegido do sol.

5. Lavagem técnica

Dependendo do destino de sua viagem, o seu carro pode passar por contaminação com coisas indesejáveis. É o caso de maresia em regiões litorâneas, por exemplo. Desta forma, vale a pena considerar a realização de uma lavagem técnica no retorno das férias. Caso não seja feita a limpeza adequada, a longo prazo, podem aparecer pontos de oxidação na carroceria.

você pode gostar também