Valorização de até 8%: veja 10 carros fora de linha que ainda ganham valor

Automóveis que deixaram o mercado há anos continuam valorizando e contam com uma clientela aparentemente fiel.

Quase todo mundo que compra um carro sabe que o veículo começa o processo de desvalorização assim que deixa os portões da concessionária. O que muitos nunca ouviram falar é que existem alguns modelos antigos, que até já saíram de linha, mas ainda hoje continuam registrando valorização no preço.

Um levantamento divulgado pelo portal Mobiauto mostra que certos carros que deixaram as linhas de produção das montadoras ficaram mais caros no último ano. Em 2023, a mesma pesquisa apontou índices de depreciação bastante aceitáveis para os automóveis descontinuados.

Pode parecer até estranho, mas modelos que pertencem a segmentos que desapareceram do mercado nacional, como os station wagons e monovolumes, não possuem baixa demanda ou desvalorização acelerada como se pensava. Aliás, o estudo mostra que alguns têm um público fiel que mantém seus preços lá no alto.

Carros fora de linha que valorizam

A pesquisa da Mobiauto apurou os valores de diversas unidades de automóveis das categorias peruas (station wagons), minivans (ou monovolumes) e hatchbacks médios, hoje raros ou inexistentes nas concessionárias. A plataforma comparou os preços médios entre janeiro e maio de 2023 aos registrados em igual período de 2024.

A perda média de 27 veículos dessas três categorias, com anos/modelos que variaram entre 2013 e 2023, foi de 5,21% no último ano. Já no mercado geral de seminovos, a depreciação chegou a 9,48% em igual período.

“Hoje, com dezenas de marcas e algumas centenas de modelos diferentes, os veículos descontinuados possuem clientela fiel, tanto que seguram preços com naturalidade”, diz o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

No levantamento que reúne 91 modelos fora de linha, 12 deles conseguiram a proeza de valorizar no último ano, com destaque para o Citroën C4 Picasso 2018 (alta de 8,39%). Veja a lista dos maiores ganhos:

Fonte: Mobiauto

você pode gostar também