Veículo de 7 lugares: Volkswagen confirma produção de 2 novos carros no Brasil

Fábrica de São Bernardo do Campo (SP) é onde serão fabricados os novos modelos da montadora alemã.

A Volkswagen anunciou um pacote de investimento bilionário em suas operações no Brasil, aporte que inclui a produção nacional de dois novos carros. Se os últimos meses foram repletos de novidades que conquistaram o público, o próximo ano promete ainda mais.

A novidade é fruto do investimento de R$ 13 bilhões feito em três plantas da marca no estado de São Paulo, parte de um pacote ainda maior de R$ 16 bilhões. Os modelos serão produzidos na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, no interior paulista, a partir de 2025.

Os escolhidos são dois híbridos já disponíveis na China, que ocuparão o lugar do SUV Taos e do SUV Coupé Tiguan na linha da VW. Assim como os antecessores, a dupla Tayron e Tayron X oferecerá ao cliente duas carrocerias diferentes e um mesmo produto.

Com a substituição dos modelos, a empresa possivelmente dará fim à produção do Taos na Argentina e à importação do Tiguan.

Volkswagen Tayron e Tayron X

O Tayron e o Tayron X são os dois modelos da marca que serão produzidos no Brasil, com grande chance de chegarem em versões híbridas plug-in (PHEV).

Segundo informações da revista Auto Esporte, o Tayron será uma versão nacional do novo Tiguan L 2025 disponível na China, com capacidade para 7 lugares. Já o Tayron X é sua versão cupê, com apelo mais esportivo e espaço para 5 ocupantes.

Visual vazado do VW Tayron, híbrido de 7 lugares (Foto: Divulgação)

Os SUVs híbridos serão construídos sobre uma plataforma bem conhecida pelos brasileiros, a base MQB 37, usada pelo último Golf nacional. Seu inédito motor híbrido e flex será produzido em São Carlos (SP).

O motor 1.5 TSI Evo2 é uma evolução do 1.4 TSI, criado há mais de dez anos e pertencente à família EA211. Ele receberá diversas melhorias para entregar mais eficiência energética, menor consumo de combustível e redução das emissões de poluentes, atendendo às novas normas do Proconve L8.

Além disso, o novo motor pode receber versões eletrificadas, do tipo híbrida leve (MHEV), híbrida plena (HEV) e híbrida plug-in (PHEV). Na Europa, ele é vendido em diversas calibrações, em modelos eletrificados ou não.

você pode gostar também