Vendeu demais? BYD reconhece falta de peças e ajuste em operação

Clientes reclamam da demora na reposição de peças dos automóveis e marca chinesa toma atitude para resolver problema.

A BYD tem sido alvo de constantes reclamações de clientes que se queixam da demora na entrega de peças de reposição dos automóveis da marca. Segundo relatos dos compradores, o prazo de espera pode chegar a três meses até para itens mais simples, como para-brisas e retrovisores.

Segundo um executivo da fabricante, o problema está prestes a acabar. Durante visita ao centro de distribuição da BYD em Cariacica, no Espírito Santo, o gerente de pós-venda Wagner Carriere deu uma entrevista ao UOL Carros sobre o assunto.

Foi devido ao ‘boom’ de vendas que tivemos de janeiro para cá. Posso afirmar que não era esperado por nós. Foi uma questão positiva, mas que gerou um contratempo, e já ajustamos a operação”, garantiu.

Ampliação do estoque e da equipe

Hoje, o galpão da empresa tem 5 mil m² e cerca de 370 mil peças estocadas para serem distribuídas por todo o país. Os itens são despachados em até três dias após a entrega do pedido à concessionária e levam uma média de cinco dias para chegar ao destino final, conforme a região do país.

Segundo a BYD, a capacidade atual de envio à rede autorizada é de 600 peças por dia ou cerca de 13,2 mil por mês. Diariamente, a equipe com mais de 50 pessoas que cuida do estoque é capaz de receber até 4 mil itens vindos da China.

Para atender à crescente demanda, a montadora quer expandir o galpão para duplicar o estoque de peças de 5 mil m² para 10 mil m², além de triplicar o quadro de funcionários. O início das obras está previsto para a próxima semana.

No caso dos pedidos que já existem, o time da marca está trabalhando em dois turnos para agilizar o serviço. Casos mais graves de atraso são “tratados com prioridade diretamente pelo time de suporte de pós-vendas da BYD”, afirmou.

“Caso a peça não esteja em estoque, podemos fazer um pedido emergencial para a China, e ela será enviada de avião. O prazo médio entre o pedido e a chegada do item é de até 15 dias”, detalha a BYD.

*Com informações do UOL Carros.

você pode gostar também