Verdade ou mentira: vida útil dos carros a diesel é maior que a dos modelos a gasolina?

Durabilidade de veículos movidos a diesel é diferente daqueles que usam gasolina para rodar? Veja a resposta.

Apesar de estar cada vez mais escasso nos carros de passeio e utilitários, o motor a diesel tem suas vantagens e ainda é a escolha de muitos motoristas. Ele é favorito, por exemplo, daqueles que rodam muitos quilômetros ou realizam o transporte de mais pessoas e cargas maiores.

Embora não seja tão comum ver tantas vans e utilitários movidos a diesel no Brasil, eles são bastante populares em países como Estados Unidos e Austrália. Nesses locais, existem modelos com mais de 500 mil km em boas condições à venda no mercado de usados, como Toyota LandCruiser e Nissan Patrol.

Em comparação, muitos carros movidos a gasolina que se aproximam dos 300 mil km rodados tendem a ter o propulsor substituído. Apesar de essa não ser uma regra, será que os motores a diesel duram mais tempo do que aqueles a gasolina?

Vida útil dos motores

Foto: Shutterstock

Falando de forma generalizada, os propulsores a diesel são mais duráveis do que seus pares a gasolina, mas isso pode variar de acordo com a marca e o modelo. Para garantir essa vida útil prolongada, uma das medidas adotadas pelas fabricantes é a escolha dos componentes do conjunto.

Os motores a diesel são frequentemente usados para aplicações de alto torque e geram a maior parte de sua potência em baixa rotação. Isso significa que eles entregam mais potência de tração logo de início, sem necessidade de altas rotações do motor, ao contrário de um motor a gasolina.

O diesel possui uma densidade maior, o que aumenta o poder de explosão da mistura no tanque. As montadoras simplesmente aproveitam essa característica a seu favor, utilizando um curso de pistão interno mais longo.

Além disso, elas sabem que a pressão imposta nos componentes ao puxar uma carga grande pode comprometer outros componentes, como caixa de câmbio e eixos de transmissão. Por isso, tendem a projetar essas peças que ficam ao redor do motor para suportar o pico repentino de torque. Essa não é uma regra de todos os carros movidos a diesel, mas é bem comum e ajuda a explicar a longevidade desses modelos.

Também vale mencionar que os propulsores a diesel não geram faísca, já que o combustível é queimado pela compressão do motor. Esse comportamento reduz as chances de falha em relação a um produto que pulveriza o combustível no motor e usa uma vela de ignição para acendê-lo.

Desvantagens dos motores a diesel

Apesar de terem uma vida útil mais longa que os conjuntos a gasolina, os motores a diesel em carros de passeio tendem a ser mais barulhentos e a criar mais vibrações, o que pode comprometer o conforto dos ocupantes.

Esses ruídos são resultado da forma como o diesel é aceso, a partir de um sistema de alta compressão e pressão, processo que ocorre de maneira mais “violenta”. Assim, os gases de escape liberados saem em uma velocidade maior e provocam sons e batidas.

Outra questão é que eles são mais propensos a falhas e precisam de mais manutenção. Em caso de quebra, os motores a diesel também costumam ser mais caros para reparar do que as versões a gasolina.

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