Você não dirige tão bem quanto pensa e estes 5 hábitos ao volante podem provar

Segurança ao volante: evite celular, mantenha distância e respeite sinais.

Saber dirigir bem é essencial para conduzir com segurança e não colocar em risco a própria vida e a vida dos demais ocupantes e até mesmo pedestres. Então, algumas medidas simples podem ajudar a se tornar um motorista responsável e seguro.

Além disso, alguns métodos também podem aumentar o risco de acidente. Portanto, deve-se evitar diversas atitudes típicas que incrementam, e muito, as chances de um acidente de carro. A seguir, veja os cinco erros mais comuns.

1- Dirigir com o celular na mão

Talvez o pior erro dos motoristas atualmente seja dirigir com o celular na mão. Ainda mais se estiverem mandando mensagens de texto para outra pessoa, o que aumenta ainda mais essa possibilidade.

Desta maneira, deixe sempre o celular longe do alcance quando estiver dirigindo e esqueça as mensagens. Se tiverem algo importante e urgente para lhe falar, vão ligar. Neste caso, pare o carro em um lugar seguro e atenda.

2- Andar sem manter distância do outro carro

Na autoescola, uma das primeiras coisas que se aprende é que se deve manter distância do carro da frente. E esse ensinamento tem que valer para a vida toda e não ser esquecido.

Isso porque quem dirige ‘colado’ no outro carro tem uma chance ainda maior de causar uma colisão. Em caso de freada brusca, não terá tempo hábil para fazer o mesmo e o choque será inevitável.

3- Excesso de velocidade

Outro ponto muito perigoso é dirigir acima dos limites de velocidade nas estradas e ruas. Se há um limite na determinada via, é porque existe um estudo que mostra essa necessidade.

Portanto, quem respeita a velocidade tem menos chances de sofrer um acidente. Quanto mais rápido estiver, maior é o risco de gravidade em eventuais acidentes.

4- Esquecer de dar seta

Ainda na questão de manter a distância do carro da frente, sinalizar com a seta quando for virar uma rua também evita acidentes. Além disso, se esquecer, aquele carro atrás que está ‘colado’ não vai conseguir parar e ambas as partes estarão erradas.

Inclusive, deixar de dar seta pode gerar multa em caso de flagrante. Muita gente ignora, mas é algo essencial para a segurança.

5- Manutenção dos pneus

Por fim, deixar o pneu ficar ‘careca’ é outro erro grave dos motoristas descuidados. Isso porque o pneu é essencial para a segurança e, se estiver sem os sulcos, pode gerar aquaplanagem e perda de controle.

Isso sem contar que, quando o pneu está muito desgastado, ainda pode estourar na rua e causar um acidente grave.

você pode gostar também