Você sabe qual é a peça automotiva mais comprada? Muita gente erra!
Levantamento mostra qual é o componente veicular que domina as vendas de acessórios automotivos usados.
Um novo levantamento realizado pela OLX detalha as peças automotivas usadas mais compradas no mercado. O estudo, que avalia as transações realizadas nos cinco primeiros meses do ano por meio da plataforma, desataca o pneu como o item de segunda mão de maior demanda.
Campeão absoluto em vendas, o pneu lidera o ranking com uma impressionante participação de 76,7% no total de vendas de acessórios automotivos usados entre janeiro e maio de 2024.
Foto: Shutterstock
A alta demanda por pneus usados se deve ao seu custo-benefício, proporcionando uma economia substancial para os consumidores, além de possibilitar a aquisição de produtos que podem não estar mais disponíveis novos no mercado.
“Os consumidores que optam por adquirir peças e acessórios automotivos de segunda mão o fazem devido à economia significativa que proporcionam, além da possibilidade de encontrar produtos específicos que podem não estar mais disponíveis no mercado de itens novos”, explica Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.
Reboque, para-choque e retrovisor
Foto: Shutterstock
O reboque é o segundo item automotivo usado mais vendido, com um share de 6,7%. O preço dos reboques pode variar conforme o tipo, o veículo e a finalidade, com modelos abertos geralmente mais acessíveis do que os fechados ou baús.
Segundo Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, os reboques que já tiveram dono oferecem uma economia de 49% em comparação com itens novos, o que contribui para sua alta demanda.
Em terceiro lugar vem o para-choque, com 5,5% de participação nas vendas. Para garantir uma boa compra, é recomendado avaliar a compatibilidade do componente com o seu veículo e evitar fornecedores de ferros-velhos questionáveis.
O retrovisor, apesar de sua popularidade, ocupa a quarta posição no ranking, com 5% de participação nas vendas feitas pela plataforma.
Afinal, para a maioria, é crucial verificar de perto o estado do espelho ao considerar a compra desse item, como a ausência de arranhões ou trincas.