Você sabia que o Jeep Compass brasileiro supera o dos EUA em potência?

Após recente atualização, SUV médio vendido no mercado norte-americano ficou mais ‘manso’ do que o nacional.

A Jeep lançou a nova linha do Compass nacional com mais potência, resultado do motor 2.0 Hurricane capaz de gerar 272 cavalos de potência. O propulsor é o mesmo que equipa a picape Ram Rampage e faz do SUV médio uma referência em performance.

Com essa atualização, o modelo produzido no Brasil sai na frente das versões vendidas em outros mercados, incluindo os Estados Unidos. Embora muitos afirmam que as opções disponíveis em outros países são sempre melhores que as brasileiras, esse não parece ser o caso.

O Compass fabricado no México para os EUA entrega 202 cv, uma diferença de 70 cv em relação ao nosso, além de torque máximo de 30,5 kgfm, contra 40,8 kgfm no brasileiro. Também há diferença no câmbio, que por aqui é uma caixa ZF de 9 velocidades e lá um automático de 8 marchas feito pela Hyundai.

O resultado dessas diferenças é que o SUV norte-americano é mais manso que o nacional, escolha relacionada a demandas de mercado e à falta de oferta do 1.3 turbo.

Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Jeep Compass: comparação entre os modelos

As diferenças entre ambos os modelos destacam o melhor desempenho do nacional, que leva apenas 6,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e chega até 228 km/h. O Jeep norte-americano vai de 0 a 96 km/h em 7,9 segundos e tem velocidade máxima limitada a 189 km/h, segundo dados da revista Motor Trend.

No Brasil, o Compass também é oferecido com motor 1.3 turbo, o que não acontece nos EUA. A questão aqui é mais ligada ao gosto e às demandas de cada comprador, já que o propulsor menor consome menos combustível e ainda entrega um bom desempenho.

A montadora também manteve por aqui a oferta do 2.0 turbodiesel, que ainda tem fãs cativos e ajuda a poupar combustível.
Fora isso, o Jeep Compass é o mesmo em qualquer lugar do mundo, especialmente desde a chegada do pacote ADAS ao modelo brasileiro. Todas as versões da linha 2025 trazem o ADAS 2.0, embora ele seja opcional na variante Sport.

você pode gostar também