Volkswagen Golf GTI: A história de suas oito gerações
Os 45 anos de história desta versão esportiva representam um marco para o modelo VW. Qual de todas as gerações você mais gosta?
Desde seu surgimento, há 45 anos, o Volkswagen Golf GTI se tornou um dos mitos automotivos do mundo. Na verdade, é uma versão especial de um dos carros mais vendidos da história. A sigla GTI não só marca uma definição, mas também expressa dinamismo e entusiasmo, algo que marcou o início da era do “hot hatch” .
Nesta ocasião, o site especializado britânico Auto Express teve a sorte de reunir as oito gerações do Volkswagen Golf GTI para colocá-los lado a lado. E, aproveitando este evento, fizemos uma breve revisão de cada um para contar o mais interessante do veículo que recebeu o apelido de “o carro esporte do povo”.
Primeira geração (MKI)
O primeiro Volkswagen Golf GTI foi lançado comercialmente em 1976. A princípio, pretendia-se uma versão especial limitada a 5.000 unidades, mas o sucesso foi tanto que a produção continuou. Tinha motor 1.6 com 112 cv e se caracterizava por seus bancos exclusivos com design quadriculado e volante esportivo. Ele atingia uma velocidade máxima de 185 km/h e acelerava de 0 a 100 em 9,2 segundos.
Segunda geração (MKII)
Foi introduzido em 1984. Seguindo o conceito da geração anterior, o design da grade e dos bancos tornaram-se as marcas distintivas do GTI. Com a introdução do catalisador, a potência caiu para 107 cv, mas dois anos depois a VW compensou a perda com um novo motor de 16 válvulas de 129 cv.
Terceira geração (MKIII)
A terceira geração viu a luz em 1991 e inicialmente veio com um motor 2.0 com 8 válvulas e 115 cv. Um ano depois, o motor de 16 válvulas apareceu e a potência subiu para 150 cv. A versão de 8 válvulas chegou ao nosso país em 1994 importada do México. Em 1996, os emblemas do GTI completaram 20 anos.
Quarta geração (MKIV)
A quarta geração, lançada em 1998, apresentou um design muito mais sutil do que seus antecessores. A grade com a banda vermelha desapareceu e poucos foram os elementos que o diferenciavam dos Golfs “comuns”. Porém, não decepcionou na motorização, com o clássico 1.8 turbo com 150 cv. Em 2001 foi lançada uma edição especial “25º aniversário do GTI” com uma potência de 180 CV.
Quinta geração (MKV)
Apresentado em 2004 no Salão Automóvel de Paris, esta geração evoluiu mais do que nunca. Sua aparência esportiva se refletia em uma grade preta em forma de V e um motor turbo de 200 cv. A famosa transmissão automática de dupla embreagem DSG fez sua estreia como uma alternativa ao manual de seis velocidades. Com a caixa de câmbio automática, ele acelerou de 0 a 100 em 6,9 segundos, três décimos a menos do que com o manual. A máxima era de 235 km/h.
6ª geração (MKVI)
Lançado em 2009, a sexta geração do Volkswagen Golf GTI foi caracterizada por uma relação peso-potência inferior de 6 kg/cv. O motor 2.0 turbo ganhou 10 cv e chegou a 210 cv, e a máxima chegava a 240 km/h. Ele acelerava de 0 a 100 em 6,6 segundos. Em 2011, a edição especial do 35º aniversário foi apresentada com 235 cv e atingiu, pela primeira vez, a máxima de 247 km/h.
Sétima geração (MKVII)
A sétima geração fez sua estreia em 2013 e foi baseada na plataforma modular MQB pela primeira vez. Isso permitiu que fosse 45 kg mais leve do que seus antecessores e melhorasse o comportamento dinâmico. Potência aumentada para 220 cv. Em 2016 foi apresentada a versão GTI Clubsport com 290 cv, que acelerava de 0 a 100 em apenas 5,6 segundos.
Oitava geração (MKVIII)
A última geração do Volkswagen Golf GTI foi apresentada no ano passado em todo o mundo e mostra um estilo contínuo, mas com um desportivismo marcado. O motor 2.0 turbo atinge agora 245 cv e 370 Nm de torque, permitindo-lhe superar seu antecessor em todos os aspectos. A versão Clubsport com 300 cv também foi exibida recentemente para comemorar os 45 anos dessas três siglas históricas.