Volkswagen Nivus e T-Cross 2025 substituem peça após vários registros de furtos

Componente acoplado ao emblema dos carros é alvo de ladrões e gera prejuízo em dobro para os proprietários.

Crimes como furto e roubo de veículos são bastante comuns no Brasil, mas o foco dos criminosos algumas vezes é uma peça específica do carro. Um dos componentes mais visados é o emblema, aquele símbolo com a marca que confere um charme especial ao modelo.

Os proprietários de automóveis da Volkswagen e da Mercedes são as principais vítimas. O grande problema é que, em modelos como Nivus e T-Cross, parte do módulo de controle do controlador de velocidade adaptativo (ACC) está acoplado ao emblema, então o prejuízo é dobrado.

Para evitar a dor de cabeça, a montadora alemã anunciou melhorias na linha 2025 do T-Cross, que possivelmente também devem chegar ao novo Nivus, SUV com estreia prevista até o fim do ano em novo visual.

Roubo de emblemas

Antigamente, o roubo de emblema era um problema meramente estético nos carros, mas a situação tornou-se um ponto sensível devido ao controlador de velocidade adaptativo. O ACC utiliza sensores e radar para medir a distância do veículo à frente em tempo real, e algumas marcas embutem o módulo no emblema para que ele não fique tão visível.

Sabendo disso, os criminosos passaram a roubar o módulo para revendê-lo no mercado paralelo, desativando completamente o ACC da vítima. Alguns motoristas passaram a aplicar cola no item para tentar evitar os roubos.

Assim que os casos começaram a ser divulgados, a Volkswagen atrelou o erro de projeto a um problema de segurança pública. “Temos ciência de que não se trata de qualquer problema ou vício de produto, mas sim de uma questão de segurança pública”, disse Roberto Merulla, diretor de pós-venda da Associação Brasileira dos Distribuidores VW.

Porém, a montadora logo voltou atrás e baixou em até 90% o custo do módulo nas concessionárias. O preço caiu de R$ 15 mil para R$ 1,2 mil.

Alterações para evitar crimes

Na tentativa de evitar o trabalho dos bandidos que furtam o radar, a marca realizou mudanças na região da grade do T-Cross para a linha 2025. Ela explicou que a primeira alteração no radar de ACC da linha 2025 foi que a peça passou a ser parafusada, e não apenas encaixada. Ademais, o emblema foi reforçado de modo a impedir sua retirada sem causar danos.

Isso significa que os criminosos podem tentar furtar o componente, mas ele ficará inutilizado. Outro ponto é que será impossível acessar a peça pela parte externa do carro, já que ela ficará escondida na parte interna do bocal.

A expectativa é de que o Nivus também receba os ajustes, considerando que esse é um ponto sensível do modelo. Sobre a eventual atualização, a Volkswagen disse que “não comenta futuros lançamentos”.

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