Volkswagen vai lançar “sucessor” da Kombi com direção autônoma em 2025
No Congresso Mundial de Mobilidade Elétrica em Hamburgo, a Volkswagen mostrou o ID.Buzz e seus planos ambiciosos para direção autônoma.
Durante o encontro global de mobilidade inteligente e digitalização do transporte – o ITS World Congress 2021 que acontece em Hamburgo – a Volkswagen promoveu seu VW ID.Buzz. Ele é um protótipo autônomo. O grupo tem a ambição de lançar esse sucessor da Kombi a partir de 2025!
Dentro de 4 anos, a divisão VW Commercial Vehicles deseja oferecer viagens em microônibus autônomos para Hamburgo. O objetivo é complementar o transporte público da cidade. Assim, a marca pretende lançar o seu serviço de robotáxis em 2025.
Em Hamburgo, o serviço de mobilidade MOIA, que é subsidiária da VW desde 2017 já opera uma frota de veículos elétricos carsharing em Hamburgo e oferece um serviço de caronas na cidade. E a partir de 2025, os veículos em serviço também serão autônomos por lá.
“Nós consideramos um parceiro das cidades e queremos dar uma importante contribuição para a melhoria dos transportes urbanos e da segurança rodoviária através destes serviços de mobilidade, disse Michael Obrowski, CFO da VW Commercial Vehicles. Após a estreia em Hamburgo em 2025, os veículos deverão ser utilizados em outras cidades da Europa e dos Estados Unidos.
O desenvolvimento da Kombi elétrica
Há quatro anos, o fabricante alemão revelou o ID Buzz, um conceito de van elétrica inspirado no Tipo 2, a famosa Kombi. A Volkswagen já havia anunciado durante a feira de Munique em setembro passado que este veículo serviria de plataforma para o lançamento comercial de seu serviço de robotáxis, previsto para 2025 na Alemanha. A van está atualmente em fase de testes no aeroporto de Munique.
Para isso, o veículo incorpora tecnologias de hardware e software desenvolvidas pela Argo AI, uma start-up americana também financiada pela Ford. Os dois fabricantes uniram-se para formar uma “aliança global” que visa co-desenvolver veículos elétricos e autônomos, em particular com o objetivo de compartilhar os custos colossais exigidos por tais tecnologias.
O serviço de robôtáxis também será operado pelo MOIA até 2025.