Volvo apresenta ônibus elétrico BZL que será testado na América Latina

A Volvo acaba de apresentar o novo chassi de ônibus BZL Electric na Europa, que deve chegar em novembro na América Latina.

A transição para a eletrificação está se acelerando. Isso também vale no transporte de passageiros. Cada vez mais empresas começam a testar diferentes soluções para implantar um sistema mais sustentável. Principalmente nas grandes cidades.

Nesse sentido, a Volvo acaba de apresentar o novo chassi de ônibus BZL Electric na Europa, com a novidade de que não será exclusivo do Velho Continente, mas terá alcance global.

“Estamos comprometidos em liderar a transformação de nossa indústria em direção a um futuro mais sustentável. Com o lançamento do novo Volvo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco na sustentabilidade, segurança e confiabilidade”, disse Anna Westerberg, Presidente da Volvo Buses.

Ela acrescentou: “Com o novo BZL Electric, oferecemos uma plataforma global para transporte público limpo, silencioso e energeticamente eficiente para atender à crescente demanda em mercados que já estão prontos para mudar para a eletromobilidade.

Sustentabilidade

Adequada para carrocerias de um ou dois andares, a sustentabilidade foi um dos pilares de seu desenvolvimento. O chassi pode ser mais de 90% reciclável. Como esperado, também possui a tecnologia mais avançada da marca sueca, incluindo o Volvo APP Bus Connect.

Com funções como a gestão de zonas de segurança da empresa, o operador pode definir zonas de segurança nas quais a velocidade máxima do veículo é limitada, por exemplo perto de escolas ou terminais.

Outra de suas características é que foi totalmente desenvolvido pela Volvo. Possui trem de força composto por um motor elétrico de 200 kW, acoplado a uma transmissão automatizada de duas velocidades. Isso aumenta o torque nas rodas em baixas velocidades e atenua os picos de corrente, reduzindo o consumo de energia e mantendo a saúde do motor e das baterias.

O trem de força pode ser configurado com uma ou duas unidades de motor, gerando uma potência de 540 cv. Isso confere ao BZL Electric uma grande capacidade de escalada, com operação rápida e confortável em todos os momentos.

Por outro lado, em termos de recarga, está desenhado para oferecer uma grande flexibilidade, sendo adequado tanto para carregamento rápido de alta potência (OppCharge) como carregamento lento (CCS) na base operacional do cliente. Além disso, a Volvo assume o controle total de sua operação, garantindo uma quantidade combinada de potência para a operação e eliminando as preocupações da transportadora com as baterias.

“O novo BZL Electric baseia-se em soluções comprovadas e bem-sucedidas já implantadas na Europa. Todos os componentes do chassi e do trem de força foram desenvolvidos e fabricados pela Volvo. Para garantir a qualidade superior de nossos ônibus, estabelecemos parcerias com fabricantes de ônibus em todo o mundo”, disse Dan Pettersson, chefe de negócios internacionais da Volvo Buses.

Além de ter sido apresentado na Europa, como assinalamos anteriormente, o BZL será um produto global e a nossa região terá um papel muito importante no seu desenvolvimento. Na América Latina serão realizados testes no Chile durante o mês de novembro e em uma segunda etapa na Colômbia, dois países com uma das redes de transporte mais avançadas do mundo.

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