Volvo planeja abandonar o uso de couro e mudar para materiais sustentáveis
A Volvo anunciou que a partir de 2025, 25% dos materiais usados na fabricação de veículos novos serão reciclados.
A Volvo já está em um programa de transição ecológica, assim como seus concorrentes. A empresa pretende fazer esforços para reduzir a emissões de carbono de seus veículos.
A fabricante sueca anunciou que a partir de 2025, 25% dos materiais usados na fabricação de veículos novos serão reciclados. Além disso, os materiais utilizados no acabamento serão de origem biológica. A Volvo pretende alcançar uma forma de economia circular total até 2040.
Mas para isso, é claro que será necessário ter total controle sobre seus veículos para recuperá-los e processar os materiais. O novo Volvo C40 é o primeiro modelo da marca a ficar totalmente sem couro.
Essa é uma tendência que se estenderá a toda a linha Volvo. A fabricante já confirmou em outras oportunidades que o couro será cada vez menos usado. Inicialmente, a Volvo oferecerá “alternativas” aos clientes, de “fontes recicladas e orgânicas”.
Em destaque, encontraremos estofados em “lã mista”. Eles virão de fornecedores que certificam que o material foi feito de forma sustentável. Essa estratégia ilustra a mudança na indústria automotiva.
Agora, as montadoras pressionam os fornecedores, pedindo-lhes também que pratiquem o desenvolvimento sustentável e apresentem menores índices de emissão de carbono.